Fecomércio apresenta projeto para melhorar a educação do Estado

Objetivo é oferecer estudos para crianças a partir dos três anos e estender até chegar ao ensino superior

Priorizando a educação como a solução dos problemas do Brasil atualmente, a Fecomércio de Santa Catarina lançou em encontro com lideranças empresariais e autoridades municipais, na noite dessa segunda-feira, 17, no Hotel Becker, em Araranguá, um projeto que tem como objetivo oferecer estudos para crianças a partir dos três anos e estender até chegar ao ensino superior. De acordo com o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, o Giro pelo Estado, que está sendo realizado neste mês de agosto, serve como comemoração dos 67 anos da entidade, completados no último dia 10, e, também, para levar a mensagem da educação, prioridade máxima do Sistema Fecomércio em Santa Catarina, a todas as regiões.

 

Segundo Spagnoli, uma das primeiras providências da atual gestão, cujo primeiro mandato iniciou-se em 2010, foi reforçar a interiorização da entidade. "Foram criadas as seis vice-presidências regionais e as nove vice-presidências setoriais, para que todas as regiões do Estado e as principais atividades econômicas do comércio de bens, serviços e turismo fossem contempladas. Com isso, a Fecomércio passou efetivamente a atuar em todo o Estado e, neste mandato, focou sua atuação na educação, ampliando as ações do Sesc e do Senac. Nós temos por objetivo receber a criança com três anos no sistema, na educação infantil para, ao longo dos anos, passando pelo ensino fundamental e, depois, pelo ensino profissionalizante, fazê-la chegar ao ensino superior e até a pós-graduação, para que tenhamos no mercado profissionais qualificados e até mesmo futuros empreendedores. Sem a educação como prioridade, o Brasil não irá superar os problemas que enfrenta atualmente", disse.

 

O diretor do Sesc em Santa Catarina, Roberto Martins, falou do início das atividades do Sesc em Araranguá, que começou com um gabinete odontológico, em 2004, até chegar à nova unidade inaugurada em março deste ano. "Agora atuamos nas áreas de educação, saúde, assistência, cultura e lazer. A unidade hoje, com cinco meses de atuação, já tem mais de mil clientes frequentando-a todos os dias, o que nos deixa muito satisfeitos. A nossa previsão é atingir 6 mil cartões de clientes do Sesc, entre comerciários e dependentes. Falta apenas, e isso o presidente Bruno Breithaupt reforçou na inauguração, é uma quadra para atender à comunidade carente aqui do município", afirmou Martins.

 

O diretor do Senac-SC, Rudney Raulino disse que a unidade que está sendo construída em Araranguá, e que está prevista para ser inaugurada em outubro, será a 30ª em Santa Catarina. "Vamos inaugurar agora no próximo dia 31 a unidade de Mafra e a próxima será a de Araranguá. Vamos focar no desenvolvimento do colaborador do comércio de bens, serviços e turismo, para que ele, como profissional, possa se desenvolver e ajudar a empresa a crescer", afirmou.

A presidente do Sindilojas do Vale do Araranguá, Jadna Farias, disse que a Fecomércio vê como positivo o retorno dos investimentos do Sistema na região. "Foi com o esforço dos empresários e do sindicato que nós trouxemos a unidade do Sesc para Araranguá e agora nós temos de dar continuidade a isso. Junto ao poder público municipal, vamos encontrar uma área para quadra comunitária. Como sempre diz o presidente Bruno Breithaupt, precisamos afastar as crianças de tudo o que é ruim e trazê-las para dentro da escola, para o esporte. Eu lanço o desafio de acharmos uma área e convencermos os nossos representantes, tanto do executivo quanto do legislativo, para que esse atendimento à comunidade carente seja uma realidade num futuro bem próximo", disse.

 

A reunião em Araranguá contou com a presença do prefeito Sandro Maciel, dos secretários municipais Maureci Rodrigues (Desenvolvimento Econômico), Rosângela Casagrande (Educação) e Fernando Marcelino (Administração), além do secretário de Desenvolvimento Regional (Ademir da Silva), do presidente da Câmara, Rony da Silva, e demais vereadores de Araranguá. Também participaram do encontro o vice-presidente da Fecomércio na Região Sul, Fernando Willrich, o diretor executivo da entidade, José Agenor de Aragão Júnior, e representantes dos órgãos de imprensa do município.

 

Assessoria de Imprensa - Fecomércio

Veja também