Festival de Cinema de Gramado: Confira os HighLights

Premiações, homenageados e um pouco do tradicional evento

 

Tão tradicional quanto o chocolate, o Festival de Cinema, mais uma vez,fez das ruas de Gramado cenário de encontros entre filmes, artistas e amantes do cinema. Atualmente, o evento cinematográfico mais tradicional e importante da América Latina, conhecido pelo glamour e qualidade de seus filmes completa 45 anos de histórias, emoção e apresentação de produções cinematográficas nacionais e internacionais. Confira os highlights da memorável premiação:

Entre os Homenageados dessa edição

Antonio Pitanga 

Ao lado da filha Camila Pitanga, Ator de 78 anos recebeu o Troféu Cidade de Gramado e resaltou "Já estive aqui inúmeras vezes, mas essa é especial", disse o artista. "Nesse tapete vermelho de Gramado passa o Brasil."

Na mesma tarde, foi exibido na Mostra Homenagem 45 o filme "Pitanga", dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga, que resgata a trajetória do ator homenageado. Dentre os participantes, estão Caetano Veloso, Maria Bethânia, Lázaro Ramos e o Rocco Pitanga, filho de Antonio e também ator.

Dira Paes

Aplaudidíssima ao subir ao palco do Palácio dos Festivais de Gramado lotado, a atriz Dira Paes teve a carreira reconhecida ao ser homenageada com o Troféu Oscarito, uma das mais importantes honrarias do Festival de Cinema.

"Me sinto numa responsabilidade e passa um filme na minha cabeça, onde eu penso que devo tudo ao cinema brasileiro. Tudo, tudo, tudo. Inclusive a minha família", discursou Dira.

Soledad Villamil

Argentina Soledad Villamil, que atuou em 'O Segredo Dos Seus Olhos', de Juan José Campanella, foi homenageada durante o evento. Bastante emocionada, ao ser anunciada com calorosos aplausos por uma plateia em pé, Soledad recebeu o troféu das mãos da curadora do evento, a também atriz, diretora e produtora argentina Eva Piwowarski.

 “Como Nossos Pais” é o grande vencedor do 45º Festival de Cinema de Gramado

O longa-metragem “Como Nossos Pais” foi o grande vencedor da 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que encerrou oficialmente na noite deste sábado, com a premiação dos melhores filmes e profissionais em dezenas de categorias de curtas e longas, brasileiros e estrangeiros.

Além de ser considerado melhor filme, “Como Nossos Pais” levou outros cinco Kikitos entre os 16 prêmios previstos para longas-metragens nacionais: direção, para Laís Bodanzky, atriz para Maria Ribeiro, ator para Paulo Vilhena, atriz coadjuvante para Clarisse Abujamra e montagem para Rodrigo Menecucci.

Veja também