Fight like a girl: Mulheres que fizeram história nas Olimpíadas

Conheça 9 delas que deixarm sua marca durante os jogos

Durante muitos anos, o número de esportes olímpicos disputados por mulheres sempre foi bem menor que o de homens. As mudanças vieram aos poucos e só nos Jogos de Londres 2012 é que as mulheres puderam competir em todas as modalidades - no atletismo, por exemplo, nós só pudemos competir mais de 30 anos depois deles.

Para chegar à participação expressiva dos dias de hoje, a luta foi dura. Conheça 10 mulheres que fizeram história nos Jogos Olímpicos:

1- Charlotte Cooper

Charlotte Cooper foi a primeira mulher a levar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. A tenista britânica alcançou a façanha nas Olimpíadas de Paris 1900.

2-Larissa Latynina

Larissa Latynina é a mulher mais premiada na história dos Jogos. A ginasta da equipe nacional soviética nasceu na Ucrânia e foi ao pódio 18 vezes em três edições das Olimpíadas: Melbourne 1956, Roma 1960 e Tóquio 1964. Sua marca só foi superada em Londres 2012, quando o nadador Michael Phelps atingiu 22 medalhas olímpicas.

3-Maria Lenk

Maria Lenk foi a primeira atleta sul-americana a participar de uma Olimpíada, em Los Angeles 1932. A nadadora paulistana também competiu em 1940. Lenk não ganhou medalha, mas se tornou uma embaixatriz do esporte e a principal competição do país leva seu nome. Ela é a única brasileira no Hall da Fama da Natação, em Fort Lauderdale, na Flórida.

4-Nadia Comaneci

Eleita a maior atleta do século 20 pelo Comitê Olímpico Internacional, a romena Nadia Comaneci conquistou com apenas 14 anos a primeira nota 10 da história da ginástica, nas Olimpíadas de Montrel 1976. No mesmo ano, ela repetiu o feito em outras seis oportunidades, o que lhe rendeu cinco medalhas olímpicas – três de ouro. Quatro anos depois, em Moscou, Nadia conquistou outros dois ouros e duas pratas.

5-Aída dos Santos

Aída dos Santos foi a única mulher da delegação brasileira nas Olimpíadas de Tóquio 1964. A atleta niteroiense viajou sem técnico, sem tênis e sem uniforme e mesmo assim conseguiu um inédito quarto lugar no salto em altura. O quarto lugar foi o melhor resultado das mulheres brasileiras nos Jogos até o ouro de Jacqueline e Sandra no vôlei de praia, em 1996. Depois do feito histórico, Aída foi cortada da seleção às vésperas dos Jogos Olímpicos 1972 por ter feito críticas ao comitê olímpico.

6-Enriqueta Basilio

A velocista mexicana Enriqueta Basilio foi a primeira mulher a acender a pira Olímpica na cerimônia de abertura do evento, nos Jogos Olímpicos da Cidade do México 1968.

7-Liselott Linsenhoff

Liselott Linsenhoff foi a primeira mulher a vencer uma prova contra os homens, na competição de adestramento no hipismo. A alemã conseguiu o feito nas Olimpíadas de Munique 1972.

8- Nawal El Moutawake

A marroquina Nawal El Moutawakel foi a primeira mulher africana e muçulmana campeã olímpica da história, após vencer os  400m com barreiras do atletismo nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984. Como forma de homenageá-la, o rei do Marrocos decretou que as meninas nascidas naquela data seriam batizadas com seu nome.

9- Sandra Pires e Jacqueline Silva

A primeira medalha feminina brasileira em Olimpíadas veio em forma de dobradinha. Sandra Pires e Jacqueline Silva conquistou o primeiro ouro brasileiro e subiram ao topo do pódio após vencer a final contra outra dupla também do Brasil (Adriana Samuel e Mônica Rodrigues) no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996.

Fonte: Glamour

Veja também