Filho agressivo com os amigos: como lidar?

Punir e ser duro com a criança não resolve e pode piorar a situação

 Ver o filho bater ou morder outra criança é, no mínimo, constrangedor. Há muitas explicações para a agressividade infantil. E abordagens certeiras para lidar com ela. A psicóloga norte-americana Laura Markham reuniu algumas dicas sobre como os pais podem agir quando seus filhos batem nos amigos.

 

Tente impedir, se possível - Se o seu filho bater em outras crianças é uma situação recorrente, fique perto dele em momentos que sabe que podem gerar stress. Isso o fará se sentir mais seguro. Se perceber que um embate está perto, se aproxime dele, tente acalmá-lo antes que ele possa reagir em um rompante físico. É uma boa oportunidade para ajudá-lo a verbalizar o que sente.

 

Se ele bateu, respire fundo - Se não deu tempo de intervir e o pior aconteceu, lembre-se: ele agiu assim porque está assustado, frustrado ou com medo. E ele precisa de compreensão, não apenas de repreensão. Não grite ou aja bruscamente. Dê o exemplo e mantenha o controle.

 

Sirva de exemplo - Se não tiver um adulto que conforte a criança que apanhou, aproveite para fazer isso na frente do seu filho. E envolva-o no processo. Acalme, acolha, pegue no colo. É uma maneira de fazê-lo perceber o sentimento do outro.

 

Evite culpar - Você pode ajudar seu filho a desenvolver a empatia evidenciando os efeitos da atitude dele. Mostrar como machucou a outra criança, deixar que ele perceba que ela está sofrendo. Mas fazer com que seu filho se sinta uma má pessoa só irá reforçar um estereótipo e rotulá-lo sem dar a ele chance de ser outra coisa.

 

Aja imediatamente - Se você presenciar seu filho batendo em alguém, vá falar com ele na mesma hora. Se ele estiver alterado, dê espaço para que se expresse, mesmo que seja chorando. A ideia não é punir, mas fazê-lo entender como extravasar seus sentimentos de outra maneira. Conversar seriamente em cada situação, explicando que bater machuca e que não é assim que se resolvem as coisas, é o que vai fazer com que a atitude não se repita.

 

Espere a hora certa para dar a lição - Antes do sermão, é importante ajudar seu filho a entender e processar suas emoções. Só assim ele vai aprender a agir de outra forma. Ele não vai absorver nada do que você disser enquanto ainda estiver nervoso e não se sentir seguro. Primeiro, legitime o sentimento que o levou àquela ação. Depois, diga como ele deve agir.

 

Preste atenção também nos seus sentimentos - Não é fácil para os pais saber que o filho bateu em alguém. Mais do que raiva ou tristeza, é provável que você sinta insegurança. "Será que tem algo errado com meu filho?" "Eu estou fazendo algo de errado?" "Ele vai virar um adulto agressivo?" Nada disso tem a ver com essa situação! Mas é importante você reconhecer esse sentimento e lidar com ele. Se você souber trabalhar seu medo e se mantiver compassivo, seu filho ficará seguro e será capaz de lidar com as emoções.

 

Fonte: M de Mulher

 

Essa e muitas outras matérias você encontra na revista pocket Fashion!!*

Veja também