Filme Anita ganha 3 prêmios nacionais no Rio de Janeiro

Longa-metragem destacou-se nas categorias, figurino, direção de arte e atriz

A atriz Lize Souza, o produtor executivo Rolando Christian Coelho e a assistente de produção Tânia Duarte.

Longa-metragem Anita, produzido pelo Grupo Correio do Sul, e que conta a história da juventude da heroína catarinense Anita Garibaldi, ganhou três prêmios no Festival Internacional de Cinema Cristão, realizado de 12 a 16 de novembro no Rio de Janeiro. O Festival é focado na exibição de filmes com forte apelo dramático e social.

Concorrendo com outros filmes de diversas partes do país na categoria longa-metragem nacional, Anita acabou recebendo os prêmios de Melhor Figurino, para Aurelino da Cunha Pereira, Melhor Direção de Arte, para Rolando Christian Coelho e Olindo Estevam, e Melhor Atriz, para Lize Souza.

A premiação aconteceu no Cine Deon, no centro do Rio de Janeiro, numa cerimônia de gala que contou com a presença do prefeito eleito do município, Marcelo Crivella, além de outros 500 convidados.

Este foi o primeiro festival que Anita participou como concorrente. Em agosto passado o filme havia sido exibido no Festival de Cinema de Gramado a convite de seus curadores. Apenas dois filmes tiveram esta primazia na ocasião, dentre quase mil inscritos de nove países de língua latina. 

Para o produtor executivo de Anita, jornalista Rolando Christian Coelho, a premiação conquistada no Rio de Janeiro reforça a tese de que o filme atingiu plenamente seus objetivos enquanto produto artístico. “Nossa preocupação não era apenas de fazer um filme que contasse a história da juventude de Anita Garibaldi, mas fazer um filme bem feito, que ressaltasse a capacidade do povo catarinense em fazer cinema”, comenta o produtor, que também assinou a Direção de Arte da produção.

Para a atriz Lize Souza, que interpretou Anita e conquistou o prêmio de Melhor Atriz, “nada poderia ter sido melhor”. Bastante emocionada durante a premiação, Lize fez questão de ressaltar o empenho pessoal para que Anita Garibaldi ressurgisse através de sua interpretação. “É uma responsabilidade muito grande, e maior ainda para mim, que sou lagunense como ela. Não sei se houve algum dia mais feliz na minha vida do que o dia de hoje, pois esperei por dez anos por um reconhecimento como este”, comentou a atriz, ao receber a premiação no Cine Deon. 

O ator global Marcelo Aquino, que também participa do elenco de Anita e prestigiou o Festival, ressaltou a importância do evento. “Eu moro no Rio de Janeiro e todo mundo sabe que o mundo do cinema e da televisão no país passa necessariamente por esta cidade. Ter três prêmios nacionais concedidos para o filme através do Rio de Janeiro, sem dúvidas, será um divisor de águas para Anita. Será um referencial e tanto para o projeto”, comentou.

O diretor do filme, Olindo Estevam, comemorou a premiação entusiasmado. “É de fato algo incrível na vida de um diretor. Em um trabalho épico como é o caso do filme Anita a gente precisa ficar focado cem por cento em todos os detalhes. Desde a interpretação de um protagonista, até o tamanho da chama de uma lamparina. Por incrível que pareça a gente acabou ganhando prêmios justamente nestes extremos. Isto demonstra o tamanho do carinho e do cuidado que toda a equipe teve para realizar este filme”, comentou Olindo. 

Nos próximos dias Anita será exibido em vários municípios do Sul do Estado e também na serra gaúcha. Hoje a exibição será em Tubarão. Amanhã ele estará em Jaguaruna. Em ambos os casos a promoção é da Universidade Uninter. Nos dias 20, 21 e 22 ele estará no Cine Mussi, em Laguna, numa promoção do Instituto Anita Garibaldi. No dia 24 o filme será apresentado no distrito de Guarita, em Sombrio, numa promoção dos alunos do Colégio Normélio Cunha. Já no dia 25 a apresentação acontece em São Francisco de Paula (RS), onde várias de suas cenas foram realizadas. Em São Francisco a promoção é das invernadas artísticas do município.

 

Release: Rolando Christan Coelho

Veja também