Florianópolis abre outubro com mais de 20 shows gratuitos

TUM Sound Festival, reúne principais músicos da cadeia produtiva

O mais importante encontro de música, negócios e empreendedorismo de SC acontece entre os dias 3 e 6 de outubro, em Florianópolis, reunindo os principais players da cadeia produtiva do setor, além de artistas como Alceu Valença, Roberta Sá, Thiago Ramil (RS), Mulamba (PR), Tuyo (PR), Orquestra Jabaquara (SP),  MC Versa (SC), Romahnelli (SC), Noahs (SC), El Sonidero & Fanfarria Insurgente (ARG) e muito mais! INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS!

Estamos a duas semanas do mais importante encontro de música, negócios e empreendedorismo de Santa Catarina: o TUM Sound Festival, de 3 a 6 de outubro em Florianópolis! Prepare-se e programe-se para conferir as mais de 60 atrações, como show cases gratuitos, oficinas e conferências com grandes artistas, bandas e players da cadeia da música do Brasil e de outros países. Do Centro Integrado de Cultura (CIC) ao Trapiche da Beira-Mar Norte, além e bares da cidade, Florianópolis vai se conectar como mundo ao ritmo da música com uma programação gratuita – basta correr e se inscrever no SITE.

A programação está acessível ao público, com exceção das rodadas de negócios que já atingiram o limite máximo para inscrições. Já para as oficinas, workshops e conferências ainda há vagas disponíveis, mas a dica é correr! Para os show cases não há qualquer restrição e muito menos requer inscrição. É se jogar de cabeça para conferir as 26 atrações que se apresentarão no curso dos quatro dias do festival, vindas de diversos cantos do Brasil, além da Argentina. Aí estamos falando de nomes já consagrados e proeminentes da música brasileira e da América do Sul, como Thiago Ramil (RS), Mulamba (PR), Tuyo (PR), Orquestra Jabaquara (SP), Bia Nogueira (MG), Plutão Já foi Planeta (RN), Bárbara Beats (SP), El Sonidero Y Fanfarria Insurgente (ARG) e as catarinenses MC Versa, Rohmanelli, Orquidália, NOAHS e Cores de Aidê.

Os show cases consistem em apresentações curtas, de 20 minutos, cujo objetivo é seduzir os 26 representantes de festivais de música, casas de show e produtores do país e do exterior. Obviamente que o público também poderá dar aquela força! O Boteco Bacana será o ponto de partida para os primeiros show cases, na quinta-feira (3), às 21h, seguindo na sexta e sábado com as apresentações no Museu da Imagem e do Som (MIS) e Teatro Ademir Rosa  - ambos no Centro Integrado de Cultura (CIC), culminando no domingo de encerramento, com o palco ao ar livre no Trapiche da Beira-Norte (confira a programação abaixo).

Uma das premissas da curadoria do TUM deste ano foi construir uma programação que refletisse e incluísse  a força da diversidade da música e da arte no Brasil por meio dos estilos, gêneros, formas, personalidades e regiões. Não por menos, o protagonismo feminino e LGBT+ ganhou força hegemônica no line-up.

Empreender e inovar

Dos palcos para a formação, conexão e inovação. O TUM Conference faz a ponte entre artistas, entusiastas e o mercado musical por meio palestras, painéis, workshop que vão tratar desde capacitação técnica a autogestão de carreiras, comunicação, circuito de festivais, políticas públicas, economia criativa, aceleração de carreira, pitch para músicos, direito autoral, produção e tecnologia.

A inovação ganha um peso substancial nesta edição com uma série de experiências tecnológicas e de gestão de carreiras que estão revolucionando o acesso ao mercado. Entre os cases dos painéis estão as plataformas DATASim, idealizada pela Semana Internacional da Música de São Paulo (SIM-SP) para apurar e sistematizar informações sobreo mercado da música no país, e a DALEGIG, que é focada na criação e gestão de turnês para bandas, entre outras inovações. São mais de 30 opções para se agregar conhecimento com grandes especialistas e startups!

Rodadas de negócios

Nada menos que 27 representantes das principais casas de show, produtoras, feiras e festivais de música do país já confirmaram presença nas rodadas de negócios.  Há duas semanas do início do festival, as inscrições para esses encontros já atingiram seus limites com 76 participantes, entre artistas e empreendedores da música. As rodadas os colocarão frente a com os “compradores”, como são chamados os representantes, para discutir oportunidades, projetos e fechar negócios como turnês, agendas para shows e convites para festivais. O proponente terá 10 minutos para “vender seu peixe” para cada comprador. A espera de propostas e projetos de negócios estarão produtores como Paulo André (criador do festival Abril Pro-Rock, Recife), Fernando Souza (Fundação Casa da Música, Portugal), Katia Abreu (SIM São Paulo e Dia da Música), Laura Lopes (Festival Música Mundo), Daniel Correa (União Brasileira de Compositores),  Klauss Pereira (Festival Psicodálila), Lafaiete Júnior (plataforma Palco MP3), entre tantos!

Alceu Valença e Roberta Sá

Sem esquecer, claro, dos shows nacionais que também farão parte da programação, com nomes do quilate de Roberta Sá e Alceu Valença. Ambos se apresentarão respectivamente, nos dias 4 (Roberta Sá) e 5 de outubro (Alceu), às 21h, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura. Esse shows são as únicas atrações pagas da programação. Mas tanto Roberta quanto Alceu também cumprirão uma agenda de conexão com os participantes do TUM. O pernambucano estará na exibição do documentário autobiográfico: “Alceu Valença - Na embolada do tempo”, da diretora Paola Vieira, no sábado (5), às 17h30, na sala de Cinema do CIC. Já Roberta será a atração de um talkshow e bate-papo sobre carreira musical e processo criativo, na sexta-feira (4), às 16h30, na sala de Cinema do CIC.

Inscrições: gratuitas no SITE – com exceção dos shows de Roberta Sá (dia 4/10, 21h, Teatro Ademir Rosa) e Alceu Valença (dia 5/10, 21h, Teatro Ademir Rosa) cujos ingressos estão à venda por meio do SITE.

Show cases

Dia 3 – Quinta-feira (Abertura), 21h

Show cases GRATUITOS: Thiago Ramil, Bia Nogueira e Quarteto Dois a Dois

Local: Boteco Bacana (Av. Madre Benvenuta, Bairro Santa Mônica)

Dia 4 – Sexta-feira

Show cases GRATUITOS: Orquidália  (17h40, MIS/CIC), Mamamute (19h40, MIS/CIC)

Show case PAGO: Rhaissa Bittar (19h40, Teatro Ademir Rosa/CIC, abertura do show de Roberta Sá)

Dia 5 – Sábado

Show case pago: Rachael Luz (20h30, Teatro Ademir Rosa/CIC, abertura do show de Alceu Valença)

Dia 6 – Domingo, das 11h às 22h (Encerramento)

Local: Trapiche da Beira-Mar Norte

Show cases GRATUITOS: El Sonidero Y Fanfarria Insusrgente, Gui Hargreaves, Suco Elétrico, MUM, Central Sistema de Som, Diego Perin, NOAHS, Bárbara Beats, Cores de Aiê, MC Versa, Orquestra Jabaquara, Plutão Já Foi Planeta, Samuca e Selva, Mulamba, Rohmanelli, Tuyo

E mais: Feira de Vinil, food trucks, cerveja artesanal, arte, grafite, desing, moda eco, oficinas musicais, rapper MC Cacau (12h30), masterclass  de técnicas de percussão com Uh Brother (13h)

Apoio Cultural: Ibagy, Floripa Airport, Eisenbahn, G Pinheiro , Casa & Design, Maria do Mar Hotel, Costa Norte Hotéis,

Patrocínio: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura de Florianópolis. LIC

Realização: TUM Sound Festival e É Show Produtora

Co-realização: SEBRAE

Assessoria de Imprensa: Escritório de Comunicação

Veja também