Gabriel Valim vence concurso Bavária

Cantor e compositor ganha competição musical da cerveja Bavária e trilha o caminho da consagração na música sertaneja pop com AMOR DE BALADA

O sertanejo universitário é um estilo musical em destaque no cenário musical do país e no qual, muitos artistas como Victor e Léo, Luan Santana e Jorge e Mateus têm conquistado êxito, acumulando milhares de fãs e inspirando jovens a dedicarem-se à carreira musical.


Na história do gaúcho de Torres, nascido Gabriel Valim dos Santos, e de nome artístico Gabriel Valim, seu pai foi o principal incentivador para que o filho investisse na música. O genitor, apreciador de música sertaneja, presenteou o cantor, na época com sete anos, com um violão. Desenvolvendo a habilidade nata, o menino foi aprendendo a tocar, influenciado por um tio músico, também responsável pelo interesse do jovem no ramo musical. 

Mesmo sendo apenas um menino, começou a compor aos nove anos de idade, dedicando-se tanto que, durante as aulas do colégio, esquecia do resto do mundo e mergulhava na criação de suas canções. Na época, a mãe mudou-se para São João do Sul e, há mais de dez anos, o rapaz começou a morar em Sombrio, cidade pela qual ficaria conhecido e que hoje é sua verdadeira terra. 

As grandes influências musicais na vida do artista foram, a princípio, João Paulo e Daniel, Leandro e Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano, mas com o tempo pôde ter acesso à produção de outros artistas como Juanes, Luis Fonsi, Cristian Castro, Keith Urban e Ricardo Arjona.

E a vida de artista começou cedo para o garoto, pois adolescente, desde os 13 anos, já se apresentava em shows nas cidades da região sul de Santa Catarina e no interior de São Paulo com sua música sertaneja pop, como Valim mesmo define o próprio estilo musical.

Mesmo consciente da condição humilde de sua família e da dura realidade da sobrevivência no ramo da música, Gabriel lançou três CDs independentes, ganhando reconhecimento local. 

Entretanto, alcançou êxito não apenas cantando, mas principalmente compondo para artistas como Gian e Giovani, Guilherme e Santiago, Garotos de Ouro, Guto e Nando, Luis Claudio e a Tribo da Vanera; Tchê Guri, Tchê Garotos, Hugo e Thiago, entre outros artistas nacionais. No total, são mais de 400 músicas compostas por Valim, processo criativo que ocorre normalmente para o cantor.

“Eu componho quase todos os dias. "Amor de balada"- sucesso nas rádios - eu compus para o meu terceiro CD. Tive a ideia de fazer algo relacionado a encontros casuais nas baladas, e que acabam na cama. Criar melodias acontece naturalmente para mim, é um dom, não há fórmula, tudo dá uma boa música”, define ele.

Atualmente, o cantor teve mais uma oportunidade de mostrar todo o seu talento: Valim foi o grande vencedor do concurso Novo Talento Sertanejo Bavária, lançado pela marca de cerveja de mesmo nome. “Resolvi participar do concurso porque a Bavária tem um vínculo muito forte com o público sertanejo”, explica.

A disputa veiculada na mídia, tendo como garoto-propaganda o cantor Leonardo, premiou o vencedor com a gravação de um CD com até cinco faixas em estúdio profissional com a tiragem de 2.000 cópias; a participação em pelo menos dois shows nacionais e uma caminhonete zero quilômetro Ford Ranger Powerstroke. Sobre o concurso, Valim só tem a agradecer tanto aos organizadores pela oportunidade quanto às pessoas de importância em sua vida: “Vencer o "Novo Talento Sertanejo Bavária", é motivo de muita alegria para mim, é o maior concurso sertanejo já realizado no Brasil, foram mais de quatro mil artistas. Dedico minha vitória a Jesus, a minha família, aos meus amigos, a todos que acompanham o meu trabalho, e também a todas as pessoas que trabalham nos meios de comunicação e que me recebem sempre com muito carinho”, destaca.

Depois da vitória, nos planos do cantor estão a realização de shows no interior de São Paulo, nas cidades de Sertãozinho e Brotas, no mês de julho. Já o repertório do CD que leva o nome da competição da cerveja, cujo nome é Novo Talento Sertanejo Bavaria ainda está sendo definido. 

Com certeza, as oportunidades do concurso renderão bons frutos ao cantor, porque talento e garra este catarinense de coração tem de sobra e seu destino é brilhar pelos palcos do Brasil. 

Veja também