Gramado e Canela: a região que encanta o mundo

Sul Fashion traz dicas para você

Um mix de belezas naturais, gastronomia, eventos e entretenimento fazem dessa região cheia de charme, uma das mais lindas e procuradas por turistas do mundo inteiro e durante todo o ano.

Privilegiados com a acessibilidade, a partir da conclusão da estrada Rota do Sol, que encurtou a distância e o tempo, os moradores do sul catarinense e litoral norte gaúcho "sobem a serra" com frequência, em busca da diversão e dos sabores que encantam nesses municípios gaúchos. Para auxiliar nossos leitores viajantes, trazemos algumas dicas de passeios, onde comer, o que visitar, e onde se divertir com a família. 

Localizadas na Serra Gaúcha, intitulada como a Região das Hortênsias, distante apenas 115 quilômetros da capital  Porto Alegre, e 232 quilômetros da BR 101 em SC, subindo pela Rota do Sol, encontra-se Canela e Gramado, municípios gaúchos que arrancam suspiros dos residentes e muito mais de quem os visita.

Nessa região são encontrados vários riachosnascentescascatas e lagos, além de uma vegetação ainda densa de araucárias e outras árvores nativas. Gramado e Canela se caracterizam por seus inesquecíveis pontos turísticos como os parques temáticos, feiras e eventos para todos os gostos e estilos. Do delicioso chocolate artesanal, marca de origem registrada,  à moda calçados e vestuário, aos que se atraem por carros luxuosos ou querem apenas fazer um passeio nos parques temáticos, tudo na região é sinônimo de diversão e glamour.

Já na subida da Rota do Sol, encontramos o Mirante, um ponto turístico da Serra do Pinto, onde temos o restaurante Mirador que serve comida caseira, com destaque aos grelhados na chapa, como o queijo com polenta e variedade de carnes. Seguindo, passando por São Francisco de Paula, na entrada encontra-se Canela, e 7 km adiante, Gramado. As duas cidades são como uma só e, praticamente, não se faz distinção entre os pontos turísticos de um lugar ou outro. Uma parada para o lanche, encontramos o Empório Canela, estilo bistrot, servindo deliciosos cafés e sanduíches especiais, além de oferecer livros e artesanato local. Também em Canela, vale a pena conferir as atrações  como o Parque do Caracol, o Castelinho, Ferradura, o Mundo a Vapor,e o encantado parque Florybal com suas exclusivas atrações, como o cinema 7D e lugares mágicos com hectares de pura emoção.

Conhecer o comércio de Gramado ou Canela é fácil, basta ter disposição para andar um pouquinho a pé pelo centro, onde centenas de lojas oferecem todo tipo de souvenir, malhas, chocolates, vinhos, decoração e muito mais.

Gramado e Canela são cidades planejadas para o turismo. Têm um pouco de tudo: natureza, museus, restaurantes e hotéis, pousadas, construções. É tanta coisa para conhecer que você  realmente precisa vir várias vezes, até porque, sempre há novidades no setor.

Gastronomia

Estar em Gramado significa encontrar-se numa terra de delícias. A cidade oferece uma gama de opções e grande variedade de restaurantes, cantinas, casas de café colonial, fondues e tantos outros estabelecimentos que, juntos, oferecem o que há de melhor neste mundo dos sabores. Para os chocólatras, a região é o paraíso, pois andar nos centrinhos das cidades é ter a certeza que se vai encontrar várias lojinhas de chocolate.

Numa cidade que tem forte descendência italiana, é comum encontrar cantinas e restaurantes típicos dessa cultura. Um almoço ou jantar nestes estabelecimentos resume-se numa palavra: fartura. Desde a entrada, que apresenta uma variedade de salames, queijos e vinhos, até a saborosa massa.

Se o frio pede algo mais ousado, Gramado oferece restaurantes especializados em caças. Javali, canguru, coelho e veado são algumas das opções para um maravilhoso jantar, despertando o apetite e desejo de saborear variações.

Mas se o visitante não quer aumentar uns quilinhos, é melhor não sentar à frente de uma mesa de café colonial, pois vai ser difícil conter a gula. Numa mesa com mais de 80 variedades de doces e salgados, sucos, chocolates, cafés e vinhos, o desafio consiste em conseguir provar tudo.

Um bate-papo, uma roda de amigos e... uma pizza! Claro, Gramado também tem. As feitas em forno à lenha então... São indescritíveis. Para quem está mais light, uma sugestão é correr para os grelhados, a cidade tem ótimas opções, sempre acompanhadas de um resplandecente buffet de saladas e massas como o La Famille Gazon, na Av. das Hortênsias, próximo ao Museu de Cera no Centro de Gramado ou ainda, um almoço típico campeiro feito em fogão à lenha no Parque Tomasini que também dispõe de Paint Ball, Pedalinho, Kartódromo, Pesca Esportiva e o Restaurante Carazal. No restaurante é servido buffet ao meio dia com comida típica.

Turismo

Lugares para se visitar não faltam em Gramado e Canela. A região gaúcha, referência em turismo, supre os desejos de todos os tipos de turistas. Para os mais românticos, um passeio de pedalinho no Lago Negro é o ideal. O lago, em alguns momentos, fica bem escuro, refletindo os pinheiros ao seu redor.

Dentre todas atrações de Gramado, o Mini Mundo é uma das que mais se destaca. O museu a céu aberto, conta com diversas réplicas de construções do mundo todo. Interessante não só para crianças, como também  para adultos. As obras são 24 vezes menores que as construções reais e impressionam pela perfeição dos detalhes.

Os aventureiros também tem lugar em Canela. Já que na cidade está situada a maior cachoeira do Rio Grande do Sul, com 131 metros de altura. No Parque do Caracol o visitante pode se  deslumbrar com a vista do elevador panorâmico, conhecer o mirante ou descer uma escadaria de 927 degraus até a base da queda d`água.

Na Av. das Hortênsias, que liga Gramado a Canela, são várias as atrações turísticas. Entre elas está o Museu de Cera, com réplicas de diversas celebridades mundiais e brasileiras, além de personagens de filmes e desenhos animados. 

E quem gosta da emoção de assistir a um espetáculo, o Teatro Korvatunturi vai ser a melhor escolha. Aberto o ano todo e classificado como a atração Nº 1 em Gramado pelo Tripadvisor, a dramaturgia já cativou mais 50 mil pessoas.

Gramado e Canela abrem uma variedade de opções de turismo, lazer e investimentos. Para quem pensa fazer uma visita, mas não sabe onde ficar, as cidades oferecem os hotéis e pousadas mais conceituados da região. São opções para todos os gostos. 

Da redação - Filipe Gabriel

*Esta e outras matérias você encontra na edição 46 da Revista Sul Fashion!

Veja também