Elegância Masculina: Como usar gravata corretamente

Consultora de etiqueta social fala sobre detalhes da peça

A gravata é um acessório que atrai a atenção, ela pode ser poderosa em termos de imagem profissional. É o símbolo da elegância masculina e deve ser sempre muito bem escolhida compondo em harmonia com o terno. “A origem da peça está ligada a um tipo “foulard” para indicação de cargos, eram usados pelos soldados mercenários croatas em 1635, durante a guerra com franceses e suecos”. A expressão “croates” como chamados os soldados, deu origem a palavra gravata. Os franceses já usavam uma tira no pescoço chamada “plastron” e assim a moda foi lançada. 

Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional e Etiqueta Social, lembra que ao adquirir uma gravata opte por uma 100% de seda, são mais resistentes especialmente em termo das cores e nas lavagens a seco. A moda masculina passa por mudanças menos radicais. Na opção do clássico, padronagens discretas, poucas cores não há como errar. A gravata combina com camisas de manga longa e deve terminar logo ao meio ou ao fim da fivela do cinto da calça. Na dúvida na hora de escolher uma para uma entrevista de trabalho, almoço ou jantar de negócios opte pela clássica, tradicional e discreta. 

Quanto aos nós, existem vários tipos, os mais conhecidos são: O nó americano  ou four-in-hand mais simples;  o nó semi - Windsor nó médio triangular; o nó Windsor ou inglês, triangulo largo mais formal e combina com colarinhos mais abertos. Se você for alto e magro, opte por gravatas com riscas diagonais e nós menores (semi-Windsor). Para homens com ombros largos e porte atlético, gravatas mais largas e padrões maiores são as mais adequadas. Ombros mais estreitos, gravata mais fina. “A gravata sempre deve compor com o terno ou costume”, explica a especialista. 

O colarinho requer um cuidado especial. Ha um estilo certo para cada tipo físico. Lembrar que o colarinho, a camisa e a gravata emolduram o rosto. Você pode usar  todos os tipos de colarinho, no entanto uns favorecem o visual, por se adequar ao seu tipo físico e formato do rosto. O colarinho Francês, é o básico e mais usado, por não ser tão pontudo e nem tão aberto, combina com rostos mais finos e compridos. O Italiano tem a ponta aberta e curta, normalmente combinam com o rosto formato oval o indicado para nós de gravatas mais volumosos. O Inglês é pontudo e mais longo, equilibra nos rostos redondos, mais cheios, pescoço e rosto largo. 

Os alfinetes que algumas vezes prendem o colarinho ajudam a introduzir um elemento horizontal. Indicados para pessoas rosto compridos e pescoço fino. Quanto às barbatanas, essas ajudam em uma composição correta. Para o rosto oval pode se usar qualquer tipo de colarinho. E jamais use colarinhos puídos, põem para baixo toda a sua elegância. Maria Inês ainda lembra que, elegância exige reflexão, não compre por impulso.

Release: Bruna Bozza
P+G Comunicação Integrada

Veja também