Grávidas não só podem como devem ir ao Dentista

Gestantes deixam de frequentar o Dentista por mitos errôneos

No decorrer dos atendimentos, frequentemente, recebo pacientes gestantes que chegam com informações errôneas de que não podem ser submetidas a qualquer tipo de tratamento odontológico. Isso é MITO.

 

Desde os primeiros momentos da gravidez, a mulher passa por muitas mudanças e algumas delas repercutem na boca. Mudanças de hábitos alimentares, como o aumento na ingestão de alimentos ricos em açúcar, mudanças hormonais, causando a mudança de algumas propriedades protetoras do meio bucal, náusea e vômito que fazem aumentar a acidez na cavidade oral e favorecer processos cariosos e de erosão dental, e até mesmo mudanças de prioridades, deixando de lado a higiene bucal, podem causar patologias bucais associadas a gravidez.

 

Vendo todos esses problemas relacionados à gestação, é mais do que lógico que mulheres grávidas tenham, além de um acompanhamento médico, um acompanhamento odontológico antes, durante e depois da gestação.

 

Em casos de gravidez planejada, o ideal é que seja feito um pré-natal odontológico, fazendo assim uma adequação do meio bucal, para evitar procedimentos maiores durante o período gestacional, podendo ter apenas um controle de placa bacteriana e orientações durante esse período.

 

Já nos casos em que a gravidez não era esperada e que não se pôde fazer um pré-natal adequado, uma gestante pode sim passar por procedimentos odontológicos, de preferência preventivos, mas se não preventivos pode ser tratada de uma maneira diferenciada pelo profissional, com cuidados com exposição aos raios-X, medicamentos a serem utilizados, posição na cadeira, tempo de atendimento e período gestacional do atendimento, elegendo o procedimento mais adequado para o momento sem prejuízo nenhum ao feto.

 

Vendo tudo isso, é muito importante conversar com o seu dentista sobre os cuidados bucais diferenciados que uma gestante deve ter, de preferência em um momento pré-natal, mas lembrando que vários procedimentos podem ser satisfatórios e sem prejuízos à gestação e à formação do bebê, mesmo durante o período gestacional.

 

E Lembre sempre: “Seu Sorriso, Seu Sucesso!”

 

 

Dr. Leonardo Pedroso Niehues

Cirurgião Dentista - CRO/SC 12508

Veja também