Guia de como se vestir para um casamento

Confira algumas dicas de estilo para weddings diurnos e noturnos

Receber um convite de casamento pode ser motivo de felicidade para algumas pessoas. Para outras, no entanto, é motivo de nervosismo. Afinal, nem sempre é fácil saber como se vestir para um casamento.

A cerimonialista Shalimar Catramby, que trabalha na organização de eventos há mais de 10 anos, diz que a dica principal é perguntar aos noivos: “Se no convite não vier especificado o traje a ser utilizado, é mais fácil perguntar a um dos noivos ou a alguém próximo a eles que tipos de roupas é esperado que os convidados devem usar”, explica.

Segundo Shalimar, há também algumas regras gerais que se aplicam a escolha do traje: “Quando o casamento é de dia, é natural que as roupas sejam mais leves e informais. Já para a noite, espera-se que os convidados se arrumem de forma mais formal, até com trajes de gala dependendo do local do evento”, comenta a cerimonialista.

Ela explica que, além do horário, é muito importante levar em conta o local do evento na escolha do traje: “Locais fechados tendem a ser um pouco mais formais que os abertos, exigindo um pouco mais de produção e cuidado com o visual”.

Para eventos diurnos, mulheres podem usar vestidos mais leves, com cores alegres ou estampas florais. Para combinar, sapatos mais baixos e uma maquiagem leve complementam o visual. Já os homens podem apostar em um blazer informal.

Em casamentos noturnos, os vestidos podem ser compridos, as cores podem ser variadas e o brilho está liberado. Neste caso, os sapatos de salto alto caem melhor e a maquiagem pode ser mais detalhada. Para os homens é bem mais simples escolher o traje do casamento, pois geralmente eles usam ternos, meio-fraques ou fraques.

Shalimar lembra que também é importante ter bom senso: “Se o casamento for realizado na praia, por exemplo, ninguém vai usar sapato de salto fino ou fraque completo. Por isso, pesquise e pergunte antes de cometer qualquer tipo de gafe”.

Ela comenta ainda que ninguém deve usar branco: “Branco é a cor da noiva e ninguém deve tentar roubar a cena ou o momento dela utilizando roupas desta cor. Além disso, o preto, que é a cor do luto, também não é muito recomendado, principalmente para as madrinhas ou as mães dos noivos”, finaliza.

 

Fonte: Luiza Reis | Casuarinas Casa de Festas.

Release: Peter Aven / Press

Veja também