Hábitos para prevenir e tratar a Hipertensão

Alguns dos fatores de risco são a má alimentação, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa. Na maioria dos casos, não causa sintomas aparentes. Hoje, no Brasil, 17 milhões de pessoas sofrem de pressão alta. A estimativa é de que até 2025 o número de hipertensos em países em desenvolvimento, como o nosso, cresça 80%.

 

Alguns dos fatores de risco são a má alimentação, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Adotar bons hábitos alimentares pode ajudar na prevenção e no tratamento da doença. Quando não tratada, a hipertensão arterial pode causar infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e levar à morte.

 

Alguns alimentos devem ser evitados: alimentos refinados, salgadinhos, produtos congelados, embutidos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Reduzir o consumo de sódio é fundamental também. Confira alguns alimentos que você deve comer:

 

Óleo de peixe (cápsula), chia e linhaça: fontes de ômega-3, um ácido graxo que possui efeito vasodilatador.

 

Alho: contém alicina, antioxidante que aumenta a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e reduzindo a pressão arterial.

 

Cacau: é fonte de flavonoides, antioxidantes que promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos. Dessa forma, reduz a pressão arterial. Prefira o consumo do cacau em pó, que pode ser adicionado a frutas, bebidas vegetais, sucos e smoothies. O chocolate amargo (que contenha no mínimo 70% de cacau) também vale.

 

Suco de uva integral: fonte de resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres e relaxam os vasos.

 

Azeite de oliva extravirgem: rico em ômega-9 e ácidos fenólicos com alto potencial antioxidante, que lhe conferem benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares, no controle da pressão arterial e do colesterol.

 

Frutas vermelhas (goji berry, cranberry, romã, blueberry, amora, açaí): riquíssimas em antioxidantes, em especial antocianina, que promove o relaxamento das artérias. Dessa forma, ajudam no controle da pressão arterial.

 

Blog Mundo Verde

Veja também