Inaugura em Turvo ciclovia e sistema de esgotamento sanitário

Prefeito Tiago Zilli concretiza buscas de melhorias para a população turvense

 

Em busca por melhorias significativas na qualidade de vida e em infraestrutura para o município, no dia 8 de Dezembro, a Prefeitura de Turvo através do prefeito Tiago Zilli, Vice Edson Dagostin, Vereadores e Secretários, com a presença do Deputado Estadual Rodrigo Minotto inauguraram a ciclovia que liga o centro de Turvo até comunidade de Livramento.

Além da inauguração da ciclovia, o prefeito inaugurou no dia, 30 de Novembro a 1ª etapa de implantação do sistema de esgotamento sanitário, a qual contemplou a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), 9,6 quilômetros de rede coletora e 541 ligações domiciliares.

Ciclovia

A ciclovia recebeu o nome de Aldir e Anísia Maria Bardini. Inaugurada pelas autoridades pedalando bicicleta, do centro da cidade até o Salão Comunitário de Livramento, onde após o descerramento da placa inaugural, aconteceu no Salão da Comunidade o ato solene o discurso das autoridades.

Prefeito Tiago Zilli agradeceu imensamente o Deputado Estadual Rodrigo Minotto pelos recursos, bem como ao Ex-prefeito Ronaldo Carlessi. Deputado Rodrigo Minotto disse estar feliz por saber que é uma obra que a comunidade queria muito. Já o Presidente Cooperativa de irrigação Rogério Bardini, emocionado pelo nome da ciclovia que leva o nome de seus familiares, agradeceu imensamente a administração Municipal e disse que é a rodovia mais bonita de Turvo e do Estado de Santa Catarina.

1ª etapa do sistema de esgotamento sanitário

Esta etapa compreendeu a construção de estação de tratamento (ETE), 9,6 km de rede coletora e 541 ligações domiciliares. O valor total do projeto foi de R$ 4 milhões, Funasa e contrapartida do município. Iniciou em 2009.

Em 2014 iniciou a segunda etapa a qual compreendeu 14,6 quilometros de rede coletora, 996 ligações domiciliares e quatro estações elevatórias nos bairros Centro e Cidade Alta. O investimento foi de aproximadamente R$ 4,5 milhoes e a obra é realizada em parceria com a Funasa.

A construção do sistema de esgotamento sanitário é de extrema importância para recuperação e preservação de mananciais de água que são utilizados, principalmente, para irrigação das lavouras de arroz e abastecimento humano. Com esta ação o município irá reduzir os riscos de doenças vinculadas ao esgoto e melhorar a qualidade de vida da população.

Com a implantação do sistema de esgoto, 80% da população que reside no perímetro urbano será atendida. A 1ª etapa que compreende a construção da ETE e 11 km de rede está concluída e foi inaugurada na sexta-feira, dia 30 de novembro no bairro Santa Luzia, já a 2ª etapa encontra-se em fase final a qual compreende mais 14 km de rede, aproximadamente 1000 ligações domiciliares e 05 estações elevatórias, interligando também o bairro Vila manenti. Previsão de termino para dezembro. Empresa está fazendo os últimos ajutes.

Ao todo foram 8,5 milhões de investimentos da FUNASA e prefeitura. Iniciou em 2009 na Gestão do Carlessi e finaliza agora na gestão do Tiago.

Veja também