Luciane Bisognin Ceretta representa Acafe na abertura da 4ª CECTI

Reitora da Unesc destacou a relevância das instituições comunitárias de ensino no Estado


As principais lideranças de Santa Catarina cenário da educação, ciência, tecnologia e inovação estiveram reunidas, nesta quinta-feira (25/2), na abertura da 4ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI). Realizado de forma online, assim como os demais encontros da Conferência, o evento contou com a participação de representantes de todo o Estado, entre eles a reitora da Unesc e vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta.

A proposta da Conferência aberta oficialmente nesta quinta-feira, com eventos regionais agendados para os meses de abril e maio, é coletar as percepções dos representantes do ecossistema de CTI do Estado de Santa Catarina, analisar essas informações e gerar um documento com estratégias de crescimento e fortalecimento do setor.

Conforme Luciane, as Universidades Comunitárias estão distribuídas territorialmente em todo o estado de Santa Catarina com fortíssima atuação no cenário em que estão situadas contribuindo, todas, há mais de 50 anos com o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental e responsáveis, seguramente, pelo excelente Índice de Desenvolvimento Humano do Estado. “Desta forma estão preparadas com seus próprios ecossistemas, corpo de pesquisadores e expertises para apoiar nesta construção”, garantiu.

Os números elencados pela reitora da Unesc no encontro foram mencionados de forma a materializar a importância das instituições no ecossistema de Santa Catarina. “Em 2020 as nossas instituições comunitárias investiram juntas mais de R$ 80 milhões em pesquisa científica e captaram de órgãos nacionais também mais de R$ 80 milhões, fomento precioso para que pudéssemos apoiar inúmeras iniciativas de vidas e de cenários nos nossos territórios. São mais de 1.500 professores, pesquisadores, doutores, de alto nível e qualificação atuando em nossas 15 instituições, à disposição do Estado nos mais de 59 programas de mestrado e 25 programas de doutorado”, mencionou.

Para ela, é uma grande honra participar do evento que reúne as principais lideranças de Santa Catarina em torno de ricas discussões. “Nos orgulhamos em fazer parte deste processo de construção de novas iniciativas que, no futuro breve, serão responsáveis por acelerar o ecossistema de inovação no nosso estado”, acrescentou.

Os interessados em participar das reuniões regionais devem realizar a inscrição pelo site da conferência: www.conferenciacti.sc.gov.br.

Fonte: Aicom / Assessoria de Imprensa Unesc
Imagens: Mayara Cardoso

Veja também