Marília Dutra: A musa catarinense que conquistou espaço na música sertaneja!

Cantora atrai multidões nos shows que realiza pela região sul, atraindo fãs encantados pela beleza, simpatia e talento desta criciumense

As canções do estilo sertanejo conquistam cada vez mais fãs pelo Brasil, completamente exasperados com a performance dos cantores. A melodia e a letra das composições e o carisma dos ídolos deixam os tietes em polvorosa. Entre os nomes em destaque na cena do sertanejo, está uma bela voz feminina e que esbanja talento pelos palcos onde se apresenta: a criciumense Marília Damásio Dutra ou simplesmente Marília Dutra, como é conhecida na região e no país.

 

 A jovem nascida em 19 de julho de 1984, na cidade de Criciúma e filha de Sebastião Rodrigues Dutra, já falecido, e de Nadir Damásio Dutra, cresceu rodeada pelos carinhos dos pais e irmãos Adriano, Fabrício, Eduardo e Samira, além da vontade de fazer música, desejo enraizado pela genitora dos Damásio Dutra.

 

“Nasci em uma família musical por ter uma mãe envolvida com cantorias de corais e afins. Com essa influência, eu adquiri um gosto ainda maior pela música. Cantei a primeira vez na igreja, na primeira comunhão. A partir daí, continuei a cantar na igreja; e depois de um tempo, tomando como profissão, iniciei as apresentações em casamentos, barzinhos e festas em geral, tendo sempre a presença do meu pai, me incentivando e  auxiliando na montagem do som. Minha mãe e irmãos me incentivam até hoje”, recorda.

 

 

Trilhando os passos futuros da carreira, a cantora começou a ficar conhecida, em Criciúma, participando de eventos comemorativos da região, shows e solenidades. Apesar da importância das realizações, o pulo do gato foi mesmo a entrada no concurso e reality show da Tevê Band, o Country Star, apresentado por Guilherme e Santiago, em 2007. Na disputa, Marília, em cada etapa do programa, que tinha como jurados nomes como Rick Bonadio, Bozzo Barrete e Zilu Camargo, foi vencendo as quatro mil candidatas que concorriam às duas vagas na final. A cantora recebeu mais de quatro milhões de votos de sua grande torcida, entretanto não ganhou a disputa. Mesmo assim, Marília foi presenteada pelo Programa com uma viagem a cidade norte-americana Nashville, a cidade da música country.

 

Depois da participação na final do Country Star, a cantora lançou o CD “Você está em mim”, em 2008, álbum com dez canções tanto de autoria da artista quanto regravações, como “Por te amar demais”, de Bruno & Marrone e “Porta-Retrato”, gravada por Edson & Hudson.  A canção inédita “Você e eu”, de Sandro Henrique e a versão ao vivo de “Sonhar é amar você”, gravada no mesmo ano durante o show na 16ª Festa Nacional da Maçã, são outras músicas que integram o disco.  Já em 2009, a compositora firma uma parceria de sucesso que traria à sua carreira muitos e bons frutos. Com a Banda Grafite, a musa regrava o hit dos anos 80, “Mamma Maria”, intitulada como “Remix” e a música logo passa a fazer parte da trilha sonora de Malhação ID, seriado protagonizado na época pelo cantor e ator Fiuk.

 

 A repercussão da música na mídia rendeu ao grupo e à artista um espaço no Programa Domingão do Faustão, no dia 16 de maio de 2009, quando Fausto Silva mostra o CD da parceria no quadro Vitrine. Em junho, precisamente no dia 21, Marília Dutra e a banda Grafite foram convidados a participar do programa Estúdio I, da Globo News, onde conversaram a respeito dos novos planos para a carreira e deram uma palhinha de Mamma Maria.

 

Tanto sucesso é o resultado do bom trabalhado de Marília que vê a tarefa da criação musical como um ritual espontâneo. “O processo de composição varia de artista pra artista. Normalmente, a melodia chega à minha mente juntamente com a letra. Prefiro criar estudando as palavras adequadas àquela sequência harmonica. Quanto ao conteúdo, às vezes se tratam de histórias acontecidas comigo, mas geralmente são histórias criadas, situações imaginadas. Gosto muito de música country, é um estilo que me inspira, são melodias que nos fazem viajar. Tenho muitos ídolos nacionais e internacionais, admiro o trabalho de muitos cantores, mas falarei a que me inspirou totalmente, Shania Twain”, destaca.

 

Inspiração responsável também pelo amor de Marília ao country internacional, mas a artista sabe se adequar à realidade e gosto de nosso país. “Eu amo a música country Internacional, mas o country raiz não é muito difundido no Brasil. Aqui é o sertanejo, que sofreu mudanças com o tempo. E para se adequar ao mercado nacional, se adota o termo Sertanejo/Pop, que seria o meu estilo. Tenho uma característica só minha nos meus shows e eu acredito muito que o artista, independente do título, tem um estilo só dele. Posso dizer que sou uma cantora Sertaneja/pop, mas em primeiro lugar, eu sou Marília Dutra”, explica.

 

Para os planos futuros, a musa adianta que está preparando um CD ou DVD e, antes de finalizar essa produção, mais singles da cantora serão divulgados nas rádios e nas redes sociais. Com árduo trabalho e força de vontade, essa garota de Criciúma tem muitos palcos para conquistar, levando suas canções para serem descobertas aos fãs do sertanejo de todo o Brasil.

Veja também