Marília Pêra recebe troféu Oscarito com aplausos

Saiba tudo que está rolando no Festival de Cinema

Ao som de uma prolongada salva de palmas e envolvida em um terno abraço dos três filhos, a diva brasileira Marília Pêra recebeu, na noite dessa terça-feira, 11, o troféu Oscarito deste 43º Festival de Cinema de Gramado.

 

O público recebeu a atriz de pé, com a cerimônia que a homenagem merecia – não apenas por tratar-se de um mito da interpretação no país, mas também porque nas mãos de Marília repousou o 25º troféu Oscarito da história de Gramado, que desde 1991 destaca personalidades do cinema nacional. “É uma honra receber esse prêmio que leva o nome de um gênio da nossa comédia”, agradeceu.

 

Com mais de 20 filmes no currículo, Marília Pêra não apenas atuou ao longo de sua carreira, mas também cantou e dançou “com desenvoltura”, conforme destacou o apresentador Leonardo Machado.

 

Sobre o ofício, ela comentou em um vídeo exibido no telão: “Ser atriz é fabuloso porque se o personagem é horrível, você aprende o que precisa jogar fora de sua vida. Por outro lado, pode absorver coisas lindas daqueles papéis positivos”, justificou.

 

A entrada em cena foi pura emoção. Parada ao centro do palco, debaixo de uma ovação da plateia lotada do Palácio dos Festivais, Marília foi surpreendida pela entrada dos três filhos no teatro – ela desconhecia o fato de que estavam em Gramado para homenageá-la.“Esses danados não me falaram nada”, admitiu a diva, já ao microfone e com a voz embargada.

 

Foi a deixa para que ela listasse diversas pessoas importantes em sua trajetória: “Filhos, marido, minha irmã Sandra”, iniciou, para em seguida incluir colegas de profissão que também estão na Serra Gaúcha, como “Bigode”, ou Luiz Carlos Lacerda, que compete no festival com seu “Introdução à Música do Sangue”, Bete Mendes, e os curadores desta edição Rubens Ewald Filho e Marcos Santuário. “A melhor coisa da vida é ter amigos e é o que vocês são”, resumiu a atriz.

 

Ao Festival de Cinema, Marília Pêra desejou uma vida ainda mais longa que os atuais 43 anos. “Sucesso a Gramado, que continue sendo motivo de reunião, discussão e progressão da nossa cultura e um motivo de muito orgulho para o nosso país”, concluiu.

 

Vinda dos filhos foi mantida em segredo

 

Marília Pêra não escondeu a surpresa ao ver os filhos descendo o corredor em direção ao palco do Palácio dos Festivais, de braços abertos e gritando seu amor à plenos pulmões para a mãe. Ela não sabia que eles estavam em Gramado.

 

No final da tarde desta terça, 11, enquanto Nina e Esperança davam os últimos retoques no salão de beleza para a grande noite de sua mãe, Ricardo já contava os minutos no hotel para entrar no Palácio dos Festivais e entregar o Troféu Oscarito para a atriz.

 

A surpresa foi arquitetada nos mínimos detalhes, em uma missão nada fácil. Na última sexta-feira, 07, Ricardo estava de aniversário e, no jantar com Marília, precisou disfarçar quando ela contou que as malas estavam prontas para ir ao Rio Grande do Sul.

 

"Ontem liguei para ela e disse para se cuidar pois eu acompanharia toda a homenagem pela TV. Acho que ela acreditou direitinho", comemorava Ricardo, sorridente.

 

Antes da entrega do troféu, Ricardo, que apostou que Nina, a irmã mais nova, seria a mais emocionada do trio de irmãos, e também fez questão de deixar um recado antecipado para a grande homenageada.

 

"Quem entende do balacobaco sabe que ela é demais; uma das melhores atrizes não só do Brasil, mas do mundo. Ainda quero entrar muito em cena com ela. Mãe, você tem o meu amor eterno", declarou.

 

Costa Rica estreia no festival com “Presos”

 

A noite de homenagem a Marília Pêra foi, também, de conferir as produções cubana “Venecia”, de Kiki Alvarez, “Ausência”, de Chico Teixeira, e os curtas “Sêo Inácio”, de Helio Ronyvon, e “Virgindade”, de Chico Lacerda.

 

Nesta quarta-feira, 12, é a vez de conferir “Presos”, da Costa Rica, que faz sua primeira participação na competição em Gramado – e chega recomendado pelo prêmio de Melhor Filme e Melhor Atriz para Natalia Arias no Festival de Cinema de Santander, na Colômbia.

 

Também serão exibidos  “O Outro Lado do Paraíso”, estrelado por Du Moscovis e dirigido por André Ristum – que já está na cidade e os curtas “Macapá” e “Haram”.

 

Quem chega hoje ao festival:

“Zanahoria” - Cesar Troncoso (ator)

“Presos” – Leynar Gómez (ator);

“O Outro Lado do Paraíso” - Simone Iliescu (atriz), Luiz Fernando Emediato (produtor), Davi Galdeano (ator);

“Ponto Zero” - Eucir de Souza (ator), Rodrigo Graciosa (diretor de fotografia), Federico Alberto Brioni (montador)

“Um Homem Só” – Maria da Cunha Chaves 

 

Programação

 

12 de agosto - tarde/noite

14h – Mostra de festivais internacionais – Palácio dos Festivais

El Perro Molina (Mar del Plata, Argentina)

 

14h - Debate sobre 50 anos da publicação de "Trajetórias do Cinema Moderno", com Enéas de Souza

Sala Diamante Hotel Serra Azul

 

14h30 - Questões gerais do Fundo Setorial do Audiovisual com Rosana Alcântara (Ancine) e Pedro Preussler (BRDE); mediação de Beto Rodrigues/Fundacine-RS

Sala de Debates Sociedade Recreio Gramadense

 

15h – Cinema nos bairros (Educavídeo) - Escola Moses Bezzi (bairro Várzea Grande)

Filmes Educavídeo + curta RBS

 

16h – Mostra especial de longas gaúchos – Palácio dos Festivais

Nós Duas Descendo a Escada

 

18h – Cinema nos bairros (Apoio Globo Filmes) - Escola Moses Bezzi (bairro Várzea Grande)

Longa brasileiro: Dois filhos de Francisco

 

19h – Mostra competitiva principal – Palácio dos Festivais

Macapá (curta-MA);

Presos (longa-COSTA RICA);

Haram (curta-BA);

O Outro Lado do Paraíso (longa-DF)

 

13 de agosto

09h – Cinema nos bairros (Educavídeo) - Escola Dr. Carlos Nelz - CAIC (bairro Moura)

Filmes Educavídeo + curta RBS

 

10h – Reprise de longas em competição – Palácio dos Festivais

Presos (COSTA RICA); O Outro Lado do Paraíso (DF)

 

10h30 - Debate dos filmes concorrentes apresentados em 12/8

Sociedade Recreio Gramadense

 

14h – Mostra de festivais internacionais – Palácio dos Festivais

Con el alma en una pieza, la leyenda de El Personal (Guadalajara, México)

 

14h - Assembleia geral da ABRACINE

Sala Topázio Hotel Serra Azul

 

14h30 - Experiências regionais de parcerias Ancine & FSA, com Secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Victor Hugo, Sergio Fidalgo, Alfredo Bertini e Patrícia Berg; mediação de Marcos Santuário

Sociedade Recreio Gramadense

 

15h – Cinema nos bairros (Educavídeo) - Escola Dr. Carlos Nelz - CAIC (bairro Moura)

Filmes Educavídeo + curta RBS

 

16h – Mostra especial de longas gaúchos – Palácio dos Festivais

Edmundo

 

16h30 – Funcine RS – Banrisul Corretora, com Roberto Salgado e Nilvo Fries;  mediação Leo Sassen – SIAV

Sociedade Recreio Gramadense

 

18h – Cinema nos bairros (Apoio Globo Filmes) – Escola Dr. Carlos Nelz - CAIC (bairro Moura)

Longa brasileiro: O ano em que meus pais saíram de férias

 

19h – Mostra competitiva principal – Palácio dos Festivais

O Corpo (curta-RS); Ochentaisiete (longa-EQU); Quando Parei de me Preocupar com Canalhas (curta-SP); Ponto Zero (longa-RS)

 

HOMENAGEM: Zelito Viana recebe o troféu Eduardo Abelin

 

Pauta Assessoria - Fotos: Igor Pires

Veja também