Marketing pessoal

Os mandamentos para desenvolver a capacidade de vender a si mesmo e suas competências

 O marketing pessoal é uma ferramenta cada vez mais importante para que o profissional se coloque em uma posição privilegiada em relação aos seus pares, fazendo contatos e aumentando as oportunidades de negócio. Para desenvolver essa capacidade de vender a si mesmo e suas competências, observe alguns dos principais mandamentos do marketing pessoal, com as opiniões e dicas de especialistas no mundo corporativo.

 

Como você se comunica? - O principal artifício do marketing é uma comunicação eficiente entre você e o público. Não é preciso passar o dia postando e interagindo nas redes sociais nem fazer dezenas de ligações diariamente, mas é bom saber mostrar quem é você e quais as capacidades que fazem com que seja um profissional destacado na sua área.

 

Humildade e honestidade - É importante pensar na sua postura como ser humano, mesmo que inserido dentro do mercado. Não há necessidade de projetar uma imagem falsa e exagerada, mas autêntica e que valorize suas características pessoais acima de tudo. Por isso, construir uma imagem de honestidade é muito importante. Sempre preste contas do seu trabalho, nunca minta ou tente escapar de assumir algum erro.

 

Crie sua plataforma - Um planejamento eficaz de marketing deve incluir formas com que você, como profissional, possa se destacar e mostrar a que veio. Algumas maneiras eficazes de se projetar é tentar publicar artigos de sua autoria em pequenas publicações do seu segmento. Ser palestrante de pequenos eventos, fonte em alguma reportagem ou participar de associações também pode ajudar a divulgar seu conhecimento junto ao público em geral.

 

Gentileza gera gentileza - As pequenas atitudes do dia a dia, como cumprimentar as pessoas, agradecer e pedir "por favor" sempre que precisar de alguma coisa podem ser um fator de diferenciação na sua estratégia de marketing pessoal. Além disso, a gentileza chama a atenção das pessoas e pode ser uma aliada na hora de uma eventual recomendação. Afinal, quem não quer trabalhar com uma pessoa agradável?

 

Seja empático e otimista - Saiba reconhecer quando seu colega desempenhou um bom trabalho e comemore as conquistas da equipe. Esse tipo de comportamento é fundamental para ajudar a desenvolver um entrosamento positivo com a equipe e até mesmo uma relação mais próxima, de amizade. Além de impressionar os colegas e clientes, passa uma imagem de interesse nas outras pessoas que é excelente para a imagem pessoal.

 

Cuide de sua aparência - O cuidado com a aparência vai muito além de roupas da moda. Inclui diversos fatores, como o aspecto dos cabelos e pele, asseio, manutenção da barba ou sobrancelhas e, no caso das mulheres, uma maquiagem leve e bem feita. De acordo com o professor André Ortiz, da Fundação Getúlio Vargas, "todo profissional deve trabalhar sua imagem, sua postura, sua conduta, porque é isso que vai fazer com que ele seja indicado, recomendado".

 

Discrição acima de tudo - Quem quer se destacar, seja no ambiente de trabalho ou em assuntos pessoais, deve entender que participar de fofocas e intrigas demonstra fraqueza e insegurança. Ao apontar as falhas e defeitos de outra pessoa, mostramos a nossos interlocutores que podemos vir a fazer o mesmo com eles. "Pega muito mal fazer marketing de si próprio detonando a imagem de outras pessoas, os "concorrentes internos"", observa Mauro Bernacchio, especialista em carreira.

Dicas: Ehow

Essa e muitas outras matérias você encontra na Revista Pocket Fashion!!*

Veja também