Marketing Verde

Saiba as características e os benefícios dessa nova estratégia do empreendedorismo

A tecnologia está em alta, o que se compra hoje daqui a pouco tem que ser descartado. Mas aí vem a pergunta. Onde jogar o produto adquirido? Existe local apropriado para isso? Esta é uma indagação feita por muitas pessoas que são preocupadas com o meio ambiente, e que chegam a fazer pequenas modificações em seus hábitos, dentre eles a escolha por produtos tidos como “verdes” ou ecologicamente corretos e deixando de consumir aqueles que prejudicam o meio ambiente. É aí que entra o “Marketing Verde”


De acordo com a Professora da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, o Marketing Verde é o processo holístico de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades de clientes e da sociedade, de um modo lucrativo e sustentável. “A empresa vai atender as necessidades, porém de uma forma mais sustentável e com produção de materiais seguros para o meio ambiente”, salientou.

A professora também falou sobre o perfil desse consumidor, que prefere ou paga mais alto por produtos ecológicos, não adquire produtos com empacotamento excessivo, não carrega compra em embalagem de plástico, escolhe produtos isentos de alvejantes ou corantes, entre outros. 

Elenice lembrou que a postura do Marketing Verde é desenvolver produtos sustentáveis e enfatizou que um dos grandes diferenciais é que ele tem a oportunidade de beneficiar sociedade e meio ambiente, através de ações adotadas na empresa. Ela ainda citou empreendimentos que tem a preocupação com esse método.

 

Fonte: Imprensa Unesc

Veja também