Missa, tombo da polenta e esmagamento de uvas Vindima Goethe

Celebração da colheita e o início da uma nova safra para todos os vitivinicultores

 

O padroeiro dos vitivinicultores, São Vicente, foi exaltado na noite desta sexta-feira, em uma celebração especial realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Urussanga. A celebração que abençoou as mãos que colhem faz parte da 11ª Vindima Goethe que foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira e segue até domingo, dia 20, no município.

"A Vindima Goethe representa a celebração da colheita e o início da uma nova safra para todos os vitivinicultores. No decorrer das edições percebemos a cada ano o aumento do número de turistas a procura de uma experiência diferente. E a curiosidade e interesse em conhecer e apreciar nossos vinhos feitos com esta rara variedade de uva", garante a presidente da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), Giselda Trento Mazon.

Após a celebração, os visitantes foram recepcionados na praça Anita Garibaldi para acompanhar a entrega do troféu "Amigos da Uva e do Vinho Goethe", o esmagamento das uvas com os pés realizadas pela corte da Festa do Vinho e também da Festa do Vinho Goethe de Pedras Grandes, além do tradicional tombo da polenta realizado pelo Grupo Amici Della Polenta e da comercialização de sucos, vinhos e espumantes. A noite encerrou com a apresentação da Orquestra Municipal.

“Estamos felizes com a participação do público e a alegria com que todos estão sendo recepcionados em Urussanga. Nossa cidade é conhecida pela organização dos seus eventos e também por levar ao público toda a sua história. Cada vez mais a uva e o Vinho Goethe se tornam peças importantes para a nossa história”, garante o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier.

A programação segue no sábado e domingo, dias 19 e 20, com ações nas vinícolas, atividades no entorno da praça central e pratos especiais nos restaurantes. Voo de balão, mostra história na vinícola Cadorin, venda de artesanatos e produtos coloniais, e exposições e manifestações artísticas são alguns dos atrativos. Destaque para a noite de sábado, quando Pedras Grandes trará atrações musicais e de dança para a praça de Urussanga.

A 11ª Vindima Goethe 2019 é uma realização da Prefeitura de Urussanga por meio do Departamento de Cultura e Turismo em parceria com a Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), Prefeitura de Pedras Grandes, agência de turismo DS Travel, Epagri, Câmara de Vereadores de Urussanga e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Urussanga.

Fonte: Jéssica Pereira | Assessoria de Comunicação

Veja também