Mitos e verdades sobre a academia

Personal trainer esclarece dúvidas fitness

 Muitas dúvidas surgem quando o assunto é treinar na academia. O exercício só dá resultado se sentirmos dor depois? Treinar em jejum emagrece? Quem malha muito e para de repente pode ver tudo despencar? Nosso corpo queima mais gorduras depois de 30 minutos de exercício?

Para esclarecer essas e outras dúvidas, a personal trainer Iva Bittencourt dá dicas sobre como tornar o treino ainda mais eficaz!

 

O exercício só dá resultado se sentirmos dor depois - MITO

Quando você treina e fica com dor muscular forte, intensa ou mesmo insuportável significa que o treino foi mal planejado e você exagerou. Sentir a musculatura cansada depois do treino é bom, mas não poder se movimentar no dia seguinte e necessitar de remédio demonstra que houve exagero.

 

O apetite aumenta com a prática do treino - VERDADE

O bom é que isso também melhora a sua consciência de cuidar da saúde e com isso você seleciona comidas mais saudáveis, naturais e menos calóricas, além de aprender a comer com consciência e responsabilidade. Não precisa radicalizar, apenas tenha bom senso e persevere que o resultado aparece.

 

Treinar em jejum emagrece - MITO

Em jejum você corre o risco de passar mal e desmaiar porque a sua glicemia (quantidade de glicose presente no sangue) pode cair. Quando ficamos longos períodos sem comer e o corpo precisa de energia, se ele não tiver isso disponível no momento, vai buscar a energia diretamente no músculo.

 

Antes da atividade física é preciso comer uma fonte de carboidrato - VERDADE

Se você mantém uma alimentação equilibrada e come de três em três horas, sempre tem energia disponível para o corpo usar na atividade física. Se você fica sem comer por horas ou a mais de cinco horas, então é bom comer algo leve, sim, para ter energia no treino, senão, o corpo queima massa muscular em vez de gordura.

 

Quem malha muito e para de repente pode perder tudo o que conquistou - MITO

Você vai perder na proporção que ganhou, e não em uma semana ou dois dias.

 

O corpo queima mais gorduras depois de 30 minutos de exercício - VERDADE

No momento em que começamos uma atividade física, seja ela qual for, já estamos gastando energia, mas, por volta de 30 minutos já gastamos uma quantidade maior do que quando iniciamos.

 

Quando bebemos água gelada durante o treino gastamos mais calorias - MITO

O corpo tem que aquecer a água dentro do organismo e para isto gasta mais calorias, sim. No entanto, isso não é um gasto considerado importante no emagrecimento.

 

Alongamento depois da musculação pode causar lesões - VERDADE

Depois do treino,o corpo está com as fibras tensionadas e o alongamento excessivo pode causar pequenas lesões nas fibras musculares. Após a musculação, o alongamento deve ser leve para relaxar a musculatura trabalhada.

 

Depois dos 35 anos é mais difícil ter resultados com a malhação - VERDADE

Depois dos 35 anos, nosso metabolismo tende a ficar mais lento e perdemos peso mais devagar.

 

Informações: Tempo de Mulher

Essa e muitas outras matérias você encontra na revista Pocket Fashion!!*

Veja também