Modelo com Síndrome de Down desfila na semana de moda, em NY

Sofía Jirau quebrou mais um tabu de beleza e abriu caminho para a inclusão nas passarelas

No mês de Fevereiro, aconteceu um dos mais importantes desfiles de moda do mundo: a New York Fashion Week. O evento é um dos mais importantes para estilistas, proprietários de grandes marcas, modelos e fãs de moda e esse ano, 2020, ficou marcado pelo desfile da marca Marisa Santiago, que rompeu com estereótipos e abriu espaço para inclusão.

A modelo Sofía Jirau, desfilou na passarela e se destacou não só pela beleza, mas por ter Síndrome de Down, realizando seu maior sonho. A jovem começou sua carreira em desfiles em 2019, com vários designers porto-riquenhos, especialmente com Kelvin Giovanni, um ano depois, a marca Marisa Santiago a convidou para participar do seu desfile durante a New York Fashion Week.

Em sua conta no Instagram, Sofía compartilhou o quão animada se sentia por fazer do evento e o que aquilo representou pra ela:

“Eu cumpri meu sonho. Nasci para isso e quero mostrar ao mundo que tenho tudo o que um modelo precisa para brilhar. Um dia, olhei no espelho e disse: ‘Serei modelo e chegarei a Nova York’, e olha, aqui estou. Eu fiz e agora quero modelar em todo o mundo.”

Além de modelo, Sofía também é empresária e graças à Fundação Síndrome de Down de Porto Rico, ela conseguiu abrir a Alavett, uma empresa dedicada exclusivamente à venda de camisetas, carteiras, bonés e até acessórios para o lar.

 

Fonte: Nation e A Soma de Todos os Afetos

Fotos: Divulgação

Veja também