Mulheres são homenageadas na Câmara de Vereadores

15 mulheres foram homenageadas pelo Troféu Alzira Rabelo

Foi um dia especial na Câmara de Vereadores de Araranguá, quando 15 mulheres homenageadas pelo Troféu Alzira Rabelo, receberam a honraria. Cada um dos vereadores escolheu a sua representante e um dos critérios foi a relevância dos trabalhos que  desempenha em seu circulo, seja social ou profissional, 09.

Movida por muita emoção, a homenagem lembrou ainda a história da senhora Alzira Rabelo, a única prefeita do município que na década de 40 substituiu o então prefeito na sua ausência. Familiares da professora que era conhecida carinhosamente por “Dona Zizinha”, também prestigiaram a sessão. A filha de Alzira, Sônia Rabelo, compôs a mesa das autoridades.

O presidente da casa, Daniel Viriato Afonso, lembrou a importância da data e em nome dos demais vereadores falou sobre as escolhas.

“Precisamos valorizar a participação das mulheres em todos os âmbitos da sociedade, e principalmente, incentivar a sua opinião e independência. Por isso, esta homenagem simboliza não apenas a lembrança da luta enfrentada por nossas mulheres, mas a necessidade de estarmos todos os anos valorizado seu papel”, disse.

As homenageadas:

1) MARIA INÊS PEREIRA, pelo vereador, Adão Vieira dos Santos – Vidrinho:

Professora há 22 anos, passou por várias escolas da região. Atualmente, Maria Inês é professora efetiva, lotada com 40 horas semanais, na Escola de Educação Básica Jordão Bernardo da Rosa em Santa da Areia. Casada com o comunicador Sarará, com quem teve três filhos.

2) ALVACI TEIXEIRA GOMES, pelo vereador, Cristiano da Silva Costa:

É conhecida em seu bairro por ser uma pessoa muito ativa e dedicada a comunidade, sempre participando  da coordenação da Igreja Católica de Santa Rosa de Lima, onde faz parte do grupo de famílias. Grupo de canto das libertações e missas. Auxilia ainda no CEI Mamãe Coruja, a escolinha da comunidade.

3) EDILCE PEREIRA DE MORAIS, pelo vereador, Daniel Viriato Afonso:

Trabalha na casa do vereador, Daniel, há 14 anos e também desempenha um papel social ajudando outras pessoas. Dona Edilce é coordenadora do grupo de Família do bairro Jardim das Avenidas, além de ser missionária do Dízimo. Ambos movimentos da Igreja Católica e que permitem que ela e seu grupo visitem as famílias para levar palavras de fé e esperança, além de muita oração.

4) RENATA ROCHA CARDOZO, pelo vereador, Diego Rosa Pires:

Formada em Comunicação Social /Jornalismo em 2011, fez vários estágios, atuou em sites, foi diretora de Comunicação da prefeitura de Araranguá, chefe de comunicação no Samae, editora chefe e apresentadora do Jornal do Meio-Dia e apresentadora do programa Geração do Futuro da TV Sul Catarinense e atualmente é jornalista na NSC TV, afiliada da rede Globo

5) FÁTIMA TEREZINHA FIGUEREDO COSTA, pelo vereador, Igor Batista Gomes:

Professora aposentada, atuou como voluntária da Associação Catarinense de Professores, Núcleo Regional de Araranguá. Hoje é vice-coordenadora da mesma associação e te lutado pela classe. No campo social, desde 2006 participa do Movimento de Irmãos- SHALOM e é voluntária também na Pastoral do Batismo e da Liturgia. Atua também desde 2012 na INSPIRE, um trabalho terapêutico que é feito em todo Vale do Araranguá.

6) NAZARITA SILVA LEMOS, pelo vereador, Jacinto Dassoler:

Professora da rede pública municipal desde 2011, sempre residiu em Balneário Ilhas. Trabalha na Escola de Hercílio Luz e na Escola de Rio dos Anjos. Comanda o grupo de cantores, o terno de reis, o time de futebol feminino, o grupo de festa junina, além de fazer parte da diretoria da igreja católica, da diretoria da escola. É uma liderança ativa na sua comunidade.

7) MARIA DE FÁTIMA LUMMERTZ GIROLETI, pelo vereador, Jair Arcenego Anastácio:

Ligada a atividades católicas do Bairro, Lagoão, Maria, contribuiu também para a organização do bairro através da Associação de Moradores. Foi coordenadora dos Grupos de Família, é uma das fundadoras do Grupo de Oração Nova Aliança. Membro ativa da RCC – Renovação Carismática Católica da Diocese de Criciúma. Atualmente foi reeleita para o segundo mandato como Coordenadora do CPC – Conselho de Pastoral da Comunidade. Na comunidade também exerce o Ministério Leigo da Palavra.

8) DILMA SILVEIRA DE FREITAS, pelo vereador, João Abílio Pereira:

Graduada em pedagogia, pós-graduada na área da Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Atuou como ministra do evangelho em algumas denominações evangélicas, foi secretária da Associação Comunitária do bairro Mato Alto. Desenvolveu trabalho voluntário nos anos de 2006 a 2008 junto a Secretária de Bem Estar Social. Atuou no PETI como recreadora. Dado suas dificuldades de locomoção, foi impossibilitada a dar seguimento na carreira como educadora. Atuou como presidente do NIS (Núcleo de Integração Social), representante de Santa Catarina no projeto Todos Nós Somos Brasil, foi presidente da ADEAR (Associação da Pessoa com Deficiência Física) e atualmente ocupa uma vaga no estado como conselheira no CONEDE (Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência).

9) TEREZINHA VALERIANO DOS SANTOS, pelo vereador, Jorge Luiz Pereira:

Aos 52 anos de idade ingressou no curso de Psicologia na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), concluindo a graduação no ano de 2008 aos 57 anos, tornando-se uma referência para todos ao seu redor. Moradora do bairro Cidade Alta há mais de 45 anos, Terezinha é muito conhecida por todos a sua volta, marcando a vida das pessoas com seu jeito carismático e irreverente de ser.

10) JUCÉLIA COSTA, pelo vereador, José Carlos da Rosa:

Pedagoga por formação e estudante de psicanálise, Jucélia foi vereadora eleita em Araranguá na década de 90. Entre os anos de 2011 e 2012 assumiu no município como diretora de Assistência Social. É rotariana e tem envolvimento com diversos trabalhos sociais. Atualmente é moradora do Balneário Arroio do Silva.

11) HONORINA PEREIRA DE SOUZA, pelo vereador, José Márcio Scarsanella:

Professora, lecionou para o projeto Mobral, alfabetizando jovens e adultos, lecionou nas escolas do interior e escolas municipais vizinhas. Se aposentou no ano de 1995 quando abriu a loja que ficou conhecida por todos na região, a loja “HS”, localizada no centro da cidade, se tornando empresária na área do comércio varejista, contribuindo com o crescimento do setor.

12) MÔNICA BORGES DA SILVA pelo vereador, José Paulo Roldão:

Em 2013 realizou vestibular para medicina, obtendo além de sucesso uma bolsa de estudos integral através do Programa Universidade para todos. Em 2019 ao concluir sua graduação, Mônica inciou o atendimento na Unidade Básica Mato Alto, Lagoão, onde trabalha até hoje.

13) EVA LEANDRO RAMOS, pelo vereador, Luciano Zeferino Pires:

Conhecida como “Evinha Enfermeira do Bom Pastor”, é técnica em enfermagem e funcionária pública municipal desde 1982, é uma das mais antigas funcionárias em atividade do Hospital Bom Pastor. O que já lhe rendeu anteriormente uma outra grata homenagem desta Casa Legislativa. Também trabalhou por 20 anos como parteira e instrumentadora cirúrgica auxiliando médicos no Hospital Regional

14) SHEILA RUFINO MARTINEZ, pelo vereador, Pedro Paulo de Souza:

Decoradora, fotógrafa, artesã, compositora de hinos evangélicos, escritora e coordenadora de produção do seu próprio livro, autora pela qual já esta escrevendo sua segunda obra onde deixará registrado fatos reais a história de sua vida ao testemunhar o agir de Deus para consigo, Sheila é casada com Isaías Caetano Martínez da Silva proprietário da pizzaria Alternativa, com quem tem três filhos.

15) MÁRCIA MACIEL MONTEIRO, pelo vereador, Ronaldo Soares:

Professora de educação física há 27 anos, escolheu seguir a profissão da mãe e suas tias por ser uma tradição familiar. Tem verdadeira paixão por motos e competições esportivas de duas rodas, tanto que junto do esposo tem uma empresa especializada em motocicletas, fazendo desta a sua segunda profissão.

Por: Morgana Daniel

Fotos: Divulgação

Veja também