Mulheres x problemas cardíacos

Como evitar um dos grandes inimigos das brasileiras

 O número de pessoas que possuem doenças cardiovasculares só aumenta no Brasil com o passar do tempo. Seja pelo excesso de sal, má alimentação, falta de exercícios ou descuido com o coração, as mais afetadas são as mulheres.

 

As brasileiras também possuem o maior índice de AVC em todo o continente americano, sendo quase o triplo dos índices canadense e estadunidense. Além disso, a cada dez mulheres, seis morrem de problemas cardíacos.

 

90% dos riscos tem origem em fatores como: hipertensão, diabetes, colesterol, sedentarismo, cigarro, interação entre fumo e anticoncepcional (que pode causar trombose e embolia pulmonar), e obesidade abdominal; enquanto apenas 10% possuem origem genética.

 

Atenção com a menopausa! Após esse período os cuidados devem ser redobrados por causa da famosa transição pera>maçã, em que gorduras que antes eram localizadas no bumbum e nas coxas, passam a se localizar no abdômen e na parte superior do corpo (confira a imagem).

 

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, mulheres com cintura maior que 80 cm devem procurar um especialista e ficar alertas, pois os riscos são ainda maiores. Cuidados como buscar o check-up anual, evitar o sedentarismo e optar por um estilo de vida mais saudável possível, são formas de evitar o ataque cardíaco.

 

informações: Bem estar

Veja também