Museu de Zoologia Unesc lança livro “Vitorino, a Tartaruga Vitoriosa”

Obra infantil é de autoria da professora criadora do museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski ganha mais um aliado em prol da educação ambiental. Trata-se do livro “Vitorino, a Tartaruga Vitoriosa”, publicação de autoria da própria professora fundadora do museu e ilustrada por Vamber Cabral sob edição da Ediunesc. O lançamento da obra será realizado em evento aberto ao público na tarde de segunda-feira (25/11), às 14h, no Auditório Ruy Hulse.

O livro narra a história de Vitorino, uma tartaruga marinha que enfrentou inúmeros desafios ao longo de sua vida nos oceanos, mas que conseguiu vence-los e, por isso é uma tartaruga vitoriosa.

Conforme Morgana, durante a narrativa Vitorino apresenta ao leitor as belezas do fundo do mar e também a fragilidade com que o ambiente marinho se encontra, devido aos diferentes impactos ambientais responsáveis pela perda da biodiversidade nos oceanos, como as redes de pesca, o derramamento de óleo e de esgoto doméstico, além do lixo jogado no mar. “A história de Vitorino apresenta também o ciclo de vida das tartarugas marinhas e curiosidades sobre a algumas espécies da fauna marinha como: a foca Vick, o lobo-marinho Teco, o polvo Octus e a baleia Frida”, acrescenta.

O livro aborda ainda a relação de Vitorino com o Museu de Zoologia da Unesc, desde a sua chegada, seu convívio com a equipe do Museu e suas descobertas sobre a importância do projeto na preservação da natureza por meio de suas práticas e ações educativas.

Vitorino acaba se tornando um personagem do Museu, e até é o porta-voz dos animais marinhos estabelecendo uma relação de interação com os visitantes levando de forma lúdica e divertida a mensagem do Museu de preservação e respeito à vida.

De acordo com a autora, a publicação do livro tem o importante apoio da Policia Militar Ambiental, que desenvolve em parceria com o Museu de Zoologia o Projeto “Leitura na Educação Ambiental”. A ação tem como objetivo contribuir com a construção de uma consciência reflexiva e transformadora nos nossos jovens por meio da leitura.

Texto: Imprensa Unesc

Fotos: Arquivo

Veja também