Não casar pode tornar sua relação menos feliz, diz estudo

As motivações de quem decide morar junto sem casar podem afetar o relacionamento

É cada vez mais comum encontrar casais que preferem apenas morar junto, sem a necessidade de serem oficialmente casados. Entretanto, um estudo realizado pelo Pew Research Center mostra que esse modelo de relacionamento pode tornar a convivência menos feliz em comparação àqueles que vivem em uma união estável.

De acordo com os pesquisadores, quem é casado acaba sendo mais feliz porque, em tese, acredita que a união ocorreu por motivos amorosos e familiares. Já aqueles que apenas moram junto tendem a decidir isso por questões financeiras ou de status, colocando o amor em segundo plano.

Além disso, o estudo também indicou que a confiança e bem-estar entre aqueles que não são casados fica reduzida no relacionamento. Ou seja, pessoas casadas estariam sujeitas a ter relações mais felizes e saudáveis que os casais que só vivem junto.

Como foi feita a pesquisa

Para chegar a esses resultados, os pesquisadores entrevistaram pessoas de 18 a 44 anos de idade, questionando como elas se sentiam dentro de seus relacionamentos. Dentro desse grupo, 59% dos participantes já havia morado com o(a) parceiro(a) sem se casar, enquanto 50% decidiram "oficializar as coisas" antes de morar juntos.

Segundo a pesquisa, a única desvantagem do casamento seria o prejuízo à vida sexual - que tende a ser menos frequente ao longo dos anos. Entretanto, o casamento torna a união menos ambígua, ou seja, os objetivos dos envolvidos na relação ficam mais claros, fortalecendo os laços entre os dois.

Desafios de morar junto

Em geral, morar com o(a) parceiro(a) sem casar pode alterar a forma com a qual enxergamos a relação. Estar sob o mesmo teto, com novas responsabilidades, nos força a entrar em contato com as particularidades do outro, o que pode acarretar em discussões.

Para aprender a superar estas dificuldades, é preciso driblar alguns dos maiores desafios da convivência diária, como respeitar os costumes diferentes, afastar o tédio da rotina, preservar a vida sexual, respeitar a individualidade do outro, dividir as tarefas domésticas sem brigas e repartir as despesas.

Texto: Minha Vida

Veja também