Nova escritora em seu primeiro livro sobre as belezas do Morro dos Conventos

A aposentada Semíramis Gorini escreveu sobre as maravilhosas férias de verão

A paixão pelas belezas e histórias do Morro dos Conventos, fez com que a professora aposentada, Semíramis Gorini, em uma iniciativa própria, lançasse o livro “Morro dos Conventos: Fatos, emoções e mitos”. 

 

Semíramis Gorini nasceu em Nova Veneza, tem 68 anos e desde a infância passou os verões na região. “Inicialmente no Arroio do Silva, posteriormente, com a fundação do Balneário Morro dos Conventos, meu pai e Wálter Belinzoni construíram as duas primeiras casas de veranistas lá. Desde este período que passo os verões no Balneário”, conta.

 

A professora aposentada afirma que no início, o Balneário era muito diferente do que é atualmente. “Conheço bastante o início do Balneário, as dificuldades daquela época para abastecer as casas, porque só havia mercado em Araranguá, a economia local era bem diferente. Normalmente, havia algumas famílias que chegavam no início do verão e iam embora somente no final das férias, então ficavam meses lá. Era comum as casas terem quintal, porque não tinha como ficar vindo ao centro de Araranguá toda semana abastecer”, explica.

 

A vontade de conhecer mais sobre o Morro aconteceu durante os estudos. “Fiz o curso de História Natural, voltado para a área biológica em Porto Alegre. Isto me provocou uma necessidade, uma vontade de conhecer sobre a natureza do Morro dos Conventos. Sempre me chamou atenção aquele penhasco, as rochas. Foi um modo de eu tentar descobrir também porque o Morro tinha aquela formação”, diz.

 

Somente depois de aposentada que Semíramis Gorini resolveu se engajar no projeto de escrever o livro. “Uma antiga jornalista que veraneia no Morro há bastante tempo, assim como eu, sempre dizia pra eu escrever sobre este lugar. Depois de me aposentar, resolvi me dedicar a escrever sobre a minha experiência no Morro, aliando aspectos da natureza. Escrevo sobre os moradores, veranistas, as etapas do local, fauna e flora”.

 

Para Gorini, além da satisfação pessoal, esta é uma forma de contribuir com a comunidade. “Pesquei muitos anos e conheço a história das pessoas que pescavam também. Achei que era uma maneira de retribuir a essas pessoas. Do ponto de vista emocional, me sinto muito realizada e feliz”.

 

O lançamento oficial do livro aconteceu no Morro dos Conventos. Em uma iniciativa da subsecretaria de Cultura, Semíramis Gorini fez o lançamento da obra também no centro de Araranguá. O subsecretário de Cultura, Jair Anastácio e o diretor de Cultura, Daniel Vieira, comandaram o evento, que contou com a participação de escritores locais, comunidade e o prefeito Sandro Maciel.

 

De Renata Rocha - Imprensa Prefeitura Municipal de Araranguá

Veja também