O encantador roteiro Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

Uma viagem ao passado, para conhecer a arquitetura refletida pela cultura dos imigrantes

 

Há muito tempo a Revista Sul Fashion vem fazendo conexão com a Serra Gaúcha, descobrindo novas fronteiras e divulgando para o mundo as belezas naturais e culturais de uma terra encantadora. Dessa vez, nossa equipe foi para Bento Gonçalves, mais especificamente, os Caminhos de Pedra. Uma rápida visita à cidade que rendeu ótimas descobertas e lindas histórias de formação dessa belíssima paisagem que compõe o roteiro turístico dos Caminhos de Pedra.

Idealizado pelo Engenheiro Tarcísio Vasco Michelon e pelo Arquiteto Júlio Posenato o roteiro visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à Serra Gaúcha a partir de 1875.

Os Caminhos de Pedra recebe anualmente cerca de 60 mil turistas e possui 15 pontos de visitação. O roteiro funciona todos os 365 dias do ano, das 9h às 17h30min. Para mais informações acesse o site:

www.caminhosdepedra.org.br

Casa da Confecção

Construída na década de 1950 por Guilherme Brustolin. Atualmente os proprietários Nestor e Estefanie Francisquet Romani,  integrados ao Roteiro Caminhos de Pedra, montaram a Casa da Confecção que foi aberta em Julho de 2011 para visitação turística. No histórico porão fica a loja onde são comercializados produtos de confecção própria. E ao lado da casa foi instalada uma pipa de madeira  adquirida de uma vinícola desativada.

Casa da Erva-Mate

Construída no local onde funcionava o antigo moinho Cecconello, a Casa da Evar-Mate é exemplo de um processo de aculturação. No local é feita a demonstração do processo de produção artesanal com históricos soques.

Casa da Tecelagem

foi construída em 1915 e recuperada para visitação em 2008. Na casa funciona o atelier onde o visitante pode presenciar a produção de peças exclusivas. O atelier possui um tear e uma roca antigos, fabricados há mais de um século.

O Parque da Ovelha é uma das maiores atrações do Roteiro. Na entrada fica um casarão construído no ano de 1917 que mantém suas características originais até hoje. O parque constitui num momento de diversão para toda a família. O lugar é um atrativo de sucesso dentro do Roteiro Caminhos de Pedra. É um local de vivências das rotinas diárias de uma fazenda de ovinos, e tem suas atrações em horários que se combinam com os afazeres da fazenda. São oferecidos amamentação de filhotes com mamadeira, visualização da ordenha, alimentação de ovelhas, passeio de trator e degustação.

A Arena Boder Collie é uma atração à parte do parque. Lá os cães da raça são treinados para pastoreio de ovelhas, os mesmos que participam de campeonatos internacionais na modalidade e que já levaram inímeros prêmios para Bento Gonçalves.

*Essa e muitas outras matérias estão na Revista Sul Fashion!!

Clique AQUI e leia Online

Veja também