Obesidade. A atual epidemia mundial. Especialista fala sobre o tema

O que não contam sobre essa doença da sociedade

O Brasil é o país com o maior número de faculdades de medicina do mundo, e, apesar disso, a maioria dos médicos não recebe treinamento específico para avaliação e controle da obesidade, a despeito do fato de uma grande parcela de seus pacientes estar, possivelmente, com excesso de peso, ou ser francamente obesos.

Apesar de terem ocorrido progressos na compreensão da fisiopatologia e do tratamento da obesidade, mesmo assim, continua sendo uma doença de difícil tratamento (CFM 2006).

O que é a Obesidade?

O Excesso de peso e a Obesidade são diferentes graus de acumulação excessiva de gordura no corpo, de forma a poderem prejudicar a saúde.

O peso ideal não existe. Atualmente o peso normal é um valor individualizado que depende de diversos fatores: fisiológicos (idade, sexo, altura, etc...) genéticos, patológicos e culturais. Como: Perímetro da Cintura, Bioimpedância (mede a composição corporal) e a mais utilizada é a que se baseia no Índice de Quetelet ou Índice de Massa Corporal (IMC).

 

Classificação da obesidade:

Obesidade genética - 2%

Obesidade endócrina - 1%

Obesidade secundária ao uso de medicamentos - 2%

Obesidade de causa nutricional, psicológica ou exógena - 95%

 

Isso devido a existência de mudanças nos ambientes e comportamentos ocidentais que estão conspirando para expor as tendências de obesidade nas pessoas com suscetibilidade constitucional, psicológica ou genética favorável.

Os transtornos alimentares fazem parte de um grupo de transtornos psiquiátricos caracterizados por padrões anormais da alimentação e atitudes erradas sobre a importância do peso e do corpo, especificamente, a avaliação da autoestima com base no peso. Transtorno do Comer Compulsivo (atinge 85% dos casos) na grande maioria dos pacientes, não são encaminhados ao psiquiatra e psicoterapia. Que é caracterizado pela ingestão de grande quantidade de alimentos em um período de tempo delimitado (até duas horas) e sendo uma forma de vício. Ou seja, os portadores do mesmo não tem competência para seguir dietas pois também são portadores do transtorno.

Ao contrário do que a maioria pensa, obesidade tem poucas causas endócrinas e sim ansiedades psíquicas alimentares causando confusão na escolha do profissional a tratar esse problema, o qual não tem cura mas sim tratamento para sempre.

 

Saiba mais informações pelo E-MAILWHATSAPP ou no INSTAGRAM

Por Dr Henri Bischoff, CRM 6284, Médico formado na UFCSPA 1990, Anestesiologista 1992, Formación Superior em Obesologia na Universidade John Kennedy Buenos Aires 1996, Mestre em Educação CAPPES 2009 e Tratamento de obesidade desde 1993.

Foto: Site Rondônia em Pauta

Veja também