Os bastidores por trás do luxo

Conheça a curiosa rotina de quem trabalha a bordo dos cruzeiros

Viajar de navio, fazer um cruzeiro, para muitos, é fascinante. São inúmeros shows, gastronomia requintada, atendimento e organização impecáveis. Cada minuto a bordo de um cruzeiro de luxo pode se tornar inesquecível. Entretanto, para que tudo aconteça dentro do esperado, é necessário o apoio e a mão de obra de milhares de pessoas, que muitas vezes passam despercebidas, mas que têm um papel fundamental para que a viagem realmente seja um sucesso.

 

Com exclusividade, a Sul Fashion acompanhou, durante 16 dias em uma travessia até a Itália, os bastidores de um cruzeiro de luxo e conheceu a história de alguns brasileiros fantásticos que atravessam o oceano fazendo este mundo encantado acontecer.

 

Conheça como é a vida dessas pessoas a bordo do transatlântico, seus sonhos, suas expectativas e como foram trabalhar no navio.

 

A garçonete que quer estudar no Canadá

 

Catarina Scheffer está no navio de passagem. De longe, pode-se perceber que ela tem outros objetivos. Com 19 anos, a garçonete trabalha com a intenção de juntar dinheiro para estudar Administração de Artes, que é uma qualificação para se tornar produtora musical, no Canadá. Nasceu em Santos, mas já se mudou para muitos lugares. As dificuldades financeiras fizeram com que ela fosse trabalhar no navio.

 

A bordo há mais de cinco meses, Catarina trabalha 11 horas por dia. Sobre as regras dos trabalhadores, ela afirma: "A gente tem os mesmos direitos e deveres de uma empresa fixada em terra e temos regras para seguir. Não se pode beber excessivamente, fumar em lugares inapropriados, faltar nos exercícios de emergência, comemos em um refeitório..."Mas, de acordo com ela,  há discriminação entre os próprios funcionários. "Quem trabalha em funções consideradas mais importantes, como os artistas, tem mais benefícios, por exemplo recebem mais mordomia e alimentação mais requintada.

 

Órfão por parte de pai e desligado da mãe, animador de festas sonha em morar na Austrália e construir uma família

 

A mãe de Danilo Fernandes enviou o currículo dele para o navio sem ele nem saber. Após passar no teste, o jovem rapaz decidiu encarar este novo desafio em sua vida. Com 26 anos, Danilo é responsável por animar festas e eventos a bordo. Hoje, o emprego é prazeroso e tranquilo, mas nem sempre foi assim. Ele trabalhou na área da limpeza por nove meses e revela que os contratantes tratam os funcionários conforme a função de cada um. "Muitas vezes, trabalhei 16 horas por dia", desabafa.

 

O animador trabalha sobre as águas há dois anos e meio, mas não pretende continuar na profissão por muito tempo. Sonhador, ele tem o objetivo de ir para a Austrália com a namorada e trabalhar no ramo de turismo. "Eu gosto muito do navio, mas quero construir uma família e sem ter uma estabilidade é complicado", fala. Órfão por parte de pai e sem ter muito contato com a mãe, Danilo segue desligado da família.

 

Futura advogada encanta dançando

 

A paixão pela dança sempre esteve no coração de Letícia Paulino Alves. Aos 21 anos, sua função é encantar os passageiros com coreografias. Nascida em São Paulo, a dançarina faz faculdade de Direito. "Quero ser advogada, mas não vou parar de dançar", diz.

 

Letícia, atualmente, cumpre o terceiro contrato no navio e explica que é necessário correr contra o tempo para agradar o público. "Conforme vão acontecendo as festas, a gente vai se virando. Geralmente, nós sabemos qual o tema um dia antes da festa .Então, normalmente, ensaiamos apenas um dia para cada espetáculo", explica.

 

O camareiro com alma de artista

 

Vindo de uma família de 11 irmãos, Luciano Matos Teixeira sempre sentiu que tinha algo diferente. Nascido no Rio Grande do Sul, desde pequeno, gosta de dançar e encenar. Mas a vida não tomou os rumos sonhados por ele. Hoje, com 41 anos, Luciano é camareiro.

 

A carreira em resort iniciou faz 12 anos. "Eu sempre me destaquei porque "inventava moda" até arrumando camas", lembra. Em 2011, ele viu no cruzeiro uma oportunidade de descobrir o mundo. "Uma vez eu vi um navio e pensei: nossa entretenimento dentro de navio deve ser tudo". Foi quando começou a pesquisar em sites de transatlânticos e decidiu tentar a sorte.

 

O camareiro inicia os trabalhos às 7 e vai até as 23 horas com um  intervalo à tarde. Segundo ele, neste período, tem que seguir uma sanitation (roteiro de tarefas). Cumprindo o 4º contrato, já se acostumou com a nova vida. "Tenho medo de não conseguir ficar mais em terra, porque quando saio, quero voltar ", afirma. Luciano encontra a mãe, geralmente, de nove em nove meses. "Eu já tô acostumado a viver sem a família",completa.

 

Luciano nunca deixou de sonhar. "Eu sonhava em ser ator, mas se eu fosse seguir o que eu gosto teria que ir de atrás de testes e tudo mais... Agora, eu já estou velho pra essas coisas", declara. Luciano encerra a conversa, contando um segredo: "No futuro, ainda vou ter meu próprio hotel".

 

A bordo de novos horizontes

 

Conseguir um emprego no navio é diferente do convencional. Os funcionários assinam contratos de nove meses e conforme demonstram serviços renovam o contrato e são promovidos. Durante este período, quando estão a bordo, os colaboradores se desligam da terra e ficam longe da família e amigos.

 

Mesmo com histórias diferentes, todos têm algo em comum: são pessoas que apesar das dificuldades, nunca deixaram de sonhar.  Dentre uma onda e outra, eles seguem em busca da felicidade e acreditando em dias melhores. 


Da redação - Filipe Gabriel Teixeira

*Esta e outras matérias você encontra na 49ª edição da revista Sul Fashion!

Veja também