Os prós e os contras da corrida

Atividade, que ganha cada vez mais adeptos, pode ser prejudicial à saúde

Quando se pensa em corrida, logo vem à cabeça os benefícios óbvios, que são a queima de calorias e a perda de peso. Mas o exercício vai muito além disso. Infelizmente, para o mal também: suas consequências ruins são mais graves que uma torção no pé. Portanto, a corrida não deve ser levada na brincadeira.

 

Para se dedicar ao esporte de forma segura, é preciso procurar um profissional para uma avaliação médica, o qual dirá se você está apto ou não para começar a correr. "Não procurar orientação é a mesma coisa que viajar de carro em um feriado sem fazer a revisão", compara a cardiologista e médica Silvana Vertematti.

 

A cardiologista e o personal trainer Daniel Neves, ressaltam os prós e os contras da atividade para que, antes de calçar o tênis, você saiba como aproveitar com segurança tudo que a corrida tem de bom para oferecer.

 

Prós 

- Não requer um lugar específico nem depende de um parceiro para ser praticada.

- A alta queima de calorias melhora o perfil lipídico, que são os níveis de gordura no sangue, prevenindo problemas de saúde.

- Aumenta a capacidade cardiopulmonar.

- Faz crescer a autoestima.

- Diminui o estresse.

- Proporciona melhora ósteo-articular (os ossos envolvidos por articulação), diminuindo o risco de lesões.

- Não requer lugar específico nem equipamento para ser feita.

 

Contras

- A chance de uma lesão ocorrer é grande quando há falta de preparo ou a pessoa excede a intensidade da qual é capaz.

- Eleva o risco de doenças cardiovasculares quando se corre sem ter conhecimento de uma condição clínica desfavorável, como hipertensão, diabetes e colesterol alto.

- Quem é o típico "atleta de final de semana" e leva a corrida como brincadeira é quem mais está exposto, inclusive à morte súbita.

 

*Esta e outras matérias você encontra na 4ª edição da revista Pocket Fashion!

Informações: M de Mulher

Veja também