Os riscos da exposição virtual

Pense bem antes de publicar fotos de seus filhos na Internet

Ninguém lembra mais da época em que, para mostrar a alguém as nossas fotos, era preciso compartilhar um álbum com fotografias impressas. Hoje em dia, tudo passa pelas redes sociais, e os cliques são compartilhados no momento em que se está vivendo a situação exibida nas fotos. É muito mais prático e interativo, com certeza. Mas será seguro? Você já parou para pensar que as fotos e os vídeos que você compartilha podem colocar a sua família em risco? Descubra a seguir por que é melhor você deixar algumas imagens bem longe da Internet.

 

Criança nua ou tomando banho - Não tem coisa mais fofinha do que ver um bebê ou uma criança se divertindo na banheira. Pois é, o que para a maioria das pessoas é uma situação banal e inocente, para outras pode ser o disparador de desejos relacionados à pedofilia. Infelizmente, pessoas com esse transtorno podem estar em qualquer lugar, inclusive na sua lista de amigos nas redes sociais.

 

Uniforme escolar - Primeiro dia da escola do seu filho e você quer mostrar para os seus amigos como o seu pequenino ficou lindo no uniforme da escola? Melhor não. O problema é que imagens que facilitam a identificação da instituição de ensino que a criança frequenta podem ser usadas para planejar um roubo ou até mesmo sequestro. Pelo mesmo motivo, evite fazer "check-in" nos lugares que frequenta e desative o geolocalizador de smartphones e câmeras, que marcam onde as fotos são tiradas.

 

Gafes engraçadinhas - Toda criança em algum momento faz coisas que soam hilárias para os adultos. Sua filha experimentando os seus sapatos, tentando em vão pronunciar direito uma determinada palavra, a primeira vez que usou o peniquinho e abandonou as fraldas. Esses são momentos marcantes para pais e filhos, porém no futuro podem ser motivo de piada dos coleguinhas e familiares, provocando uma situação embaraçosa para a criança. Na dúvida, evite publicar conteúdos que possam causar vexame a longo prazo.

 

Com objetos de valor - Às vezes, o cenário passa despercebido, afinal o que se ressalta numa foto infantil é a criança que está em primeiro plano. Porém, sempre tem gente de olho nesses pequenos detalhes que podem revelar as condições econômicas de sua família e os bens materiais que possuem. Portanto, muito cuidado ao postar fotos das crianças no carro da família (principalmente se aparece a placa do veículo!), brincando na frente do home theater, pulando na piscina de casa... Esse tipo de imagem pode despertar a cobiça de criminosos virtuais.

 

Ehow

Veja também