Os segredos de um treinamento sem dores

Passos que ajudam a reduzir a dor muscular após praticar atividade física

Quando você treina, as fibras musculares ficam rompidas. E você ganha força quando elas se recuperam. Após o treino, os músculos podem ficar sensíveis, doloridos e, às vezes, dificultam o movimento. A dor muscular pode levar cerca de 24 horas para aparecer. Isso significa que você sente mais dor dois dias depois de treinar, e não na manhã seguinte. Confira cinco passos que podem ajudar você a reduzir a dor muscular e volte a exercitar rapidamente!

 

Passo 1: Aqueça antes de iniciar a rotina de exercícios. O aquecimento aumenta a flexibilidade e reduz a tensão muscular, o que impede microtrauma excessivo e dor devido a uma tensão muscular maior ou menor.

 

Passo 2: Relaxe depois de cada exercício. Alongue os músculos que você treinou para favorecer a circulação sanguínea e aumentar a amplitude de movimento.

 

Passo 3: Use um rolo de espuma durante 10 minutos após o treinamento. Isso ajuda a soltar os "nós" e aderências do tecido muscular, melhorando a circulação.

 

Passo 4: Faça uma massagem terapêutica por 30 minutos ou mais. Elas melhoram a circulação do sangue nos tecidos musculares doloridos, libera micro-adêrencias e promovem a reparação muscular. Esta terapia pode ser dolorosa, mas é um tratamento eficaz se você suportar a dor.

 

Passo 5: Você deve dormir, pelo menos, entre 8 e 10 horas por dia. O corpo se recupera durante a noite, liberando importantes hormônios que ajudam a recuperar o tecido muscular. Se dormir menos de oito horas seguidas, você diminui a resposta hormonal e a recuperação será mais lenta.

 

Informações: EHow

Veja também