Physalis: atraente, gostosa e medicinal

A frutinha combate diabetes, reumatismo crônico, doenças de pele, da bexiga e do fígado

Desconhecida por muitos, até pouco tempo atrás a physalis era usada como munição nas brincadeiras de guerra entre as crianças. Hoje, a fruta amazônica foi descoberta por cientistas e apresenta grandes benefícios à saúde.  

 

A frutinha da família das solanáceas (mesma do tomate), de cor vermelha, verde, laranja ou amarela, fica dentro de um casulo feito de folha fina e em formato de cálice. Considerada exótica, a physalis contém inúmeras substâncias medicinais e seu fruto, que tem o sabor doce e ao mesmo tempo ácido, possui grande valor nutritivo e terapêutico.

 

Fonte de vitaminas A e C, rica em fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides, a fruta, que pode ser usada em doces, geleias, sorvetes, bombons e em molhos de saladas, combate diabetes, reumatismo crônico, doenças de pele, da bexiga e do fígado.

 

Fácil cultivo

 

 

De acordo com o site Jardim de Flores, a physalis se desenvolve melhor em regiões quentes, de clima tropical e subtropical, mas não apresenta problemas, se cultivada no frio. A planta exige poucos cuidados, porém é aconselhável que se cultive em solos areno-argilosos e pouco ácidos.

 

A semeadura é feita em bandejas de isopor, copos plásticos ou saquinhos de polietileno, com substrato para hortaliças, usando-se uma semente por célula, copo ou saquinho. A germinação se dá em cerca de 20 dias. Quando as plantinhas estiverem com mais ou menos 20 centímetros de altura podem ser transferidas para o local definitivo.

 

Plantam-se grupos de quatro mudas, distantes 30 centímetros uma da outra, em forma de quadrado (uma planta em cada canto). No centro, coloca-se uma vara de bambu ou madeira com cerca de dois metros de altura, para que as plantas sejam amarradas até o final da produção. O espaçamento entre as linhas é de dois metros. A colheita começa quatro meses depois do plantio e estende-se por seis ou oito meses. Cada planta produz até três quilos de frutas.

 

Ficha da Planta

 

 

Plantio: qualquer época do ano 
Solo: areno-argiloso, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6 
Clima: tropical e subtropical, mas tolera bem o frio 
Colheita: a partir de 120 dias depois do plantio das sementes; pode estender-se por um período de por seis ou oito meses. Cada planta produz até três quilos de frutas. 

 

Da redação - Filipe Gabriel

Veja também