Planalto Serrano gaúcho será cenário para o filme O Tempo e o Vento

Mais uma gravação em São José dos Ausentes, traz Cris Pereira no elenco

O Tempo e o Vento é baseado na maior obra do escritor Erico Verissimo, adaptação do capítulo O Continente. O filme conta a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século 19. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola.

Baseado nesta rica histórica, o diretor do filme, Jayme Monjardim, está com sua equipe fazendo as gravações em território gaúcho, que duram 12 semanas, programado para terminar em junho. Estas gravações estão sendo realizadas nas cidades de Paulínia (SP) e no Rio Grande do Sul em Bagé, Pelotas, Aceguá, Herval, Pinheiro Machado e São José dos Ausentes. Em Bagé, no Parque do Gaúcho, foi construído a cidade cenográfica de Santa Fé, onde se passa a maior parte da história.

O roteiro tem a assinatura do escritor e cineasta Tabajara Ruas e da escritora Letícia Wierzchowski, a qual trabalhou com Monjardim quando teve seu romance "A casa das sete mulheres" adaptado por Maria Adelaide Amaral para a minissérie da TV Globo em 2003. Uma trama relembrada até hoje pelos moradores do sul catarinense e gaúcho, pois além de ter agregado valor ao turismo serrano, foi um orgulho regional assistir toda uma história ilustrada em São José dos Ausentes.

Também chama a atenção a participação de Cris Pereira (de Novo Hamburgo - RS), responsável pelo conhecido personagem Jorge da Borracheira, que interpreta Juvenal Terra - irmão de Bibiana Terra e braço direito do Capitão Rodrigo, que é vivido por Thiago Lacerda. 

Cris Pereira contou ao portal Ziptop que dada a sua confirmação no elenco de O Tempo e O Vento, lhe foi solicitado para não cortar mais os cabelos e nem fazer a barba. Além disso, ele participou de aulas de equitação, já que a participação de Juvenal Terra é, grande parte, sobre o cavalo. Também foi solicitado ao ator que lesse toda a trilogia de Erico Verissimo, em especial a primeira parte da obra, O Continente.

Uma única criança gaúcha foi selecionada para fazer parte da produção do longa. O estudante Eduardo Bastos Corrêa, de 11 anos, interpreta o personagem Pedro Terra (filho de Ana Terra e do índio Pedro Missioneiro), quando era criança.


Produção

O filme conta também com nomes internacionais na produção, como o diretor de fotografia Affonso Beato - um dos preferidos do diretor espanhol Pedro Almodóvar - e a maquiadora argentina Marisa Amenta, que assinou produções como Abutres, Diários de motocicleta e O filho da noiva. Uma produção de Nexus Cinema e Vídeo, Panda Filmes e Globo Filmes e deve ser lançado no final deste ano.

 

- Informações do site ZipTop e Pinheiro online

Veja também