Ponte dei Morosi: O novo atrativo turístico de Nova Veneza

A “Ponte dos Namorados” é um registro em aço da história da cidade

 

Uma tradição iniciada no século passado foi homenageada com o novo ponto turístico de Nova Veneza. Foi instalada no último final de semana, e será entregue no dia 23, a Ponte dei Morosi, que no dialeto vêneto significa “Ponte dos Namorados”. É uma passarela de aço, paralela a ponte sobre o rio Mãe Luzia, exclusiva para pedestres.

O projeto, além de ser mais um atrativo turístico, é uma necessidade de infraestrutura.  Para o prefeito, é um grande avanço na acessibilidade, agregando qualidade e segurança para os pedestres. Com a passarela, será possível deixar um espaço para continuar a ciclovia. Além de também ser um novo cartão postal. “O ponto com certeza vai atrair muitos visitantes e investidores para a nossa cidade. Muitos já comentam em pendurar os cadeados do amor, populares em muitos países como Alemanha, França Rússia e tantos outros. Estamos orgulhosos por mais esse investimento importante”, comemorou Evandro Gava. A instalação da passarela foi acompanhada por centenas de moradores.

História da Ponte dei Morosi

A passarela que está instalada na área central de Nova Veneza foi batizada de “PONTE DEI MOROSI” que, na língua vêneta significa Ponte Dos Namorados, em alusão a primeira ponte da cidade, construída no local em 1936. Por mais de vinte anos, foi ponto de encontro de namorados de muitas gerações e recordada até hoje por jovens da época.  A proposta da denominação histórica veio do pesquisador neoveneziano Nicola Gava. “Na cabeceira da ponte terá uma placa histórica com o nome da ponte em três línguas: dialeto Vêneto, Italiano e Português”, garantiu Nicola.

Release: Flávia Bortolotto / Assessoria de Comunicação Prefeitura de Nova Veneza 

Veja também