Prevenção: a vez dos homens

Clinica lança campanha para alertar e prevenir o câncer de próstata

Cliniimagem veste-se de azul na conscientização sobre o câncer de próstata


No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, sendo o sexto tipo mais comum no mundo, representando cerca de 10% do total de cânceres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para alertar sobre a doença a Cliniimagem se veste de azul neste mês para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce da doença. Funcionárias com camisetas da campanha fazem a orientação nas unidades de Criciúma, Içara, Orleans, Araranguá e Forquilhinha.

“ No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer estima que ocorrerão cerca de 68, 8 mil casos desta patologia em 2014, ou seja, descoberta de um caso a cada 7,6 minutos. O número de mortes em 2011 foi de 13.129 casos”, informa o médico radiologista da Cliniimagem, Roberto Schulz.

Roberto lembra que, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a recomendação é que homens a partir de 50 anos devem iniciar a prevenção por meio de exames com periodicidade anual (toque retal, digital e dosagem sérica de PSA), salvo em casos de fatores de risco (história familiar positiva e raça negra), devendo-se iniciar a partir dos 45 anos. A cura, em caso de descoberta precoce corresponde a 90%, diferente daqueles descobertos quando já há manifestação de sintomas, o que provavelmente denota doença localmente avançada.

“Na Cliniimagem fazemos o ultrassom de próstata via abdominal ou retal, basicamente para avaliar tamanho da próstata; tomografia computadorizada, utilizada quando já tem um diagnóstico de câncer de próstata, para avaliar se invadiu estruturas adjacentes ou se há lindonodomegalias; biópsia de próstata guiada por ultrassonografia, normalmente solicitado quando paciente tem alteração no PSA ou nódulo suspeito na palpação pelo toque retal", exemplifica resumidamente o radiologista. "Mas lembramos, o importante é se cuidar, procurar o médico e fazer o diagnóstico precoce”, finaliza


Próstata
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. O órgão produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.


Surgimento da campanha
O movimento surgiu na
Austrália, em 2003, aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

Fontes: Inca e Sociedade Brasileira de Urologia
Colaboração: Médico radiologista,
Roberto Schulz: 8811.2091

Fonte: Dani Niero- 9993.5981
(Assessora de Imprensa Cliniimagem) 

Veja também