Profª. da Unesc recebe mérito do Conselho Regional de Farmácia

Comenda do Mérito Farmacêutico foi entregue em cerimônia em Florianópolis

A professora e pesquisadora da Unesc, Josiane Budni, recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico. A honraria é concedida pelo CRF/SC (Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina) para farmacêuticos e personalidades catarinenses que atuam para fortalecer a profissão no Estado e a defesa da sociedade. A homenagem foi entregue na sede do CRF/SC, em Florianópolis, em cerimônia, 13/9.

Segundo Josiane, receber a comenda dá um impulso maior na profissão. “Ela mostra que estamos fazendo o nosso papel com ética e responsabilidade, respeitando os outros. É muito importante. Engrandece, valoriza o nosso trabalho”.

O título é vitalício e a partir de agora, a professora da Unesc será comendadora da profissão farmacêutica e como tal, deverá atuar na luta pelos direitos, deveres e ética da profissão. Josiane recebeu o Mérito Farmacêutico pelo destaque do trabalho na área da pesquisa. “É uma responsabilidade grande em zelar pela profissão de farmacêutico. Estou muito feliz, honrada e realizada com a comenda e prometo resguardar a profissão com toda a garra e amor”, afirma.

Josiane é graduada em Farmácia e em Análises Clínicas, possui mestrado em Neurociências e doutorado em Bioquímica pela UFSC e pós-doutorado em Ciências da Saúde pela Unesc. Na Universidade, ela é docente do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), pesquisadora do Laboratório de Neurologia Experimental e coordenadora adjunta do curso de Biomedicina. É coordenadora do grupo de pesquisa em doenças neurodegenerativas que estuda o envelhecimento e a doença de Alzheimer.

Em 2019, foi vencedora do prêmio do programa “Para Mulheres na Ciência”, realizado pela L’Oréal Brasil, Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) Brasil e ABC (Academia Brasileira de Ciências). Ela está entre as sete jovens pesquisadoras laureadas pelo programa, que reconhece e incentiva o trabalho realizado por mulheres cientistas de todo o país. Esta é a quinta vez que a Universidade tem uma profissional condecorada pelo programa.

Texto: Milena Nandi                       

Fotos: Divulgação

 

Veja também