Professora do IFSC lança livro em noite de alegria

Obra retrata a indústria de confecção da região da Amesc

Durante dois anos, a professora do curso de Moda e Têxtil do Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Aline de Oliveira, pesquisou a indústria da confecção da região da Amesc e observou os entraves e as potencialidades do setor. O resultado da pesquisa foi publicado no livro “Responsabilidade Socioambiental e APL Inovativo na Indústria de Confecção de Santa Catarina” que foi lançado no dia 23 de abril no auditório do Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

 

“No livro eu discuto formas de tornar o setor mais competitivo. Essa é uma região que tem uma cadeia produtiva completa nessa área, porque tem desde a produção de malha até a confecção, mas ainda produz-se muitas peças de baixo valor agregado e investe-se pouco em marketing e gestão de design ou mesmo na qualificação da mão de obra”, explica a professora.


No livro, a autora faz ainda uma análise sobre os critérios adotados pelas indústrias de confecção para a promoção das garantias trabalhistas, para a preservação dos recursos naturais e sobre a gestão político-ambiental.

 

“Os impactos da globalização são muito fortes nesse setor, principalmente, com a venda de produtos chineses que afetam diretamente o mercado brasileiro. A importação desses produtos, produz um forte impacto social no setor com a perda de postos de trabalho. Nesse caso, são necessárias também uma série de políticas públicas para fomentar esse setor da economia”, ressalta.

 

O livro é o resultado da dissertação de mestrado defendida pela professora no curso de Ciências Ambientais da Unesc e foi escrito em coautoria com o professor Gilberto Montibeller Filho. A obra foi publicada pela editora Appris e custa R$ 50,00.



Assessoria - Beatrice Gonçalves

 

Veja também