Professores e alunos da FVA serão voluntários contra Covid-19

A luta contra o vírus continua em Araranguá

A regra atual é clara: fiquem em casa. Mas um grupo de acadêmicos e professores dos cursos de graduação e de nível técnico de Enfermagem da Faculdade do Vale do Araranguá resolveu fazer o inverso. Conscientes da importância da nobre missão da profissão que escolheram, ao invés de cuidar da própria saúde, eles resolveram doar o seu tempo e esforço para auxiliar no cuidado à saúde das pessoas no combate a pandemia do Coronavírus.

Alunos e docentes uniram forças e serão guerreiros na batalha contra o SARS-CoV-2 em Araranguá. De acordo com a coordenadora do Curso de Enfermagem da FVA, Nívea Dias do Canto Teixeira, foram recrutados para compor o grupo alunos do nível técnico em Enfermagem que já estão em fase de finalização do curso.

“São acadêmicos experientes com total condições de realizar uma atuação correta, pautada nos protocolos e orientações que preconiza o Ministério da Saúde. A instituição comumente faz ações de orientações e prevenção à Saúde na comunidade, permitindo que o aluno viva na prática a profissão e tenha relação humana com a sociedade em que está inserido” comenta a coordenadora.

Os acadêmicos já estão disponíveis para ajudar no Hospital Regional de Araranguá (referência na região para atender casos de COVID-19) e também para auxiliar no Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. Um ofício que formaliza a intenção de contribuir, oferecendo ajuda de forma voluntária na luta contra a pandemia em âmbito municipal foi encaminhada às instituições responsáveis.

“O momento é de união e de colaboração. Enquanto Instituição de Ensino Superior a FVA se solidariza com a população oferecendo um auxílio importante neste momento de fragilidade que atravessa o país” esclarece Nivea.

A coordenadora que é Mestre em Ciências da Saúde, esclarece ainda que a FVA se orgulha de ver atuando na linha de frente do combate à pandemia, dezenas de alunos formados pela Instituição em unidades de saúde de municípios como Araranguá, Criciúma, Balneário Arroio do Silva, Turvo, Balneário Gaivota, Timbé do Sul, Meleiro, Praia Grande, Jacinto Machado e Sombrio.

“Temos orgulho de ter contribuído para formar profissionais solidários, humanistas que não fogem à luta em um momento delicado como esse e que honram a profissão e a carreira que começou a partir daqui, das nossas carteiras. Cabe às instituições despertar nestes talentos a essência de cada profissão, na saúde é salvar vidas” finalizou.

 

Fonte: Assessoria de imprensa FVA

Foto: Divulgação

Veja também