Receita fácil: Camarão na moranga

Um prato básico e delicioso

 

Sabe receita clássica, daquelas que a gente come em casa de tia? Agora você vai aprender a fazer uma versão dessas! Um camarão na moranga com toque de gengibre e muuuuito catupiry, nhammm! Vem ver:

Ingredientes

6 mini morangas
1 cebola picada em cubinhos
600 g de abóbora japonesa picada em cubos médios
600 g de camarão
200 ml (3/4 de xícara) de leite de coco
200 ml (3/4 de xícara) de água
150 g de catupiry
1 pedaço pequeno de gengibre ralado
3 colheres (sopa) de cachaça
Azeite
Sal
Pimenta do reino

Preparo
Pincele as mini morangas com azeite e cubra-as com papel alumínio – use o lado brilhante para dentro. Leve ao forno a 180ºC por cerca de 30 minutos, até que fiquem macias.

Refogue a cebola em um fio de azeite até ficar transparente. Acrescente a abóbora e refogue. Junte a água e deixe cozinhar. Junte o leite de coco e o gengibre e deixe cozinhar em fogo baixo até que a abóbora esteja macia. Bata tudo no liquidificador, processador ou mixer.

Tempere com sal e pimenta do reino. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e doure os camarões, dos dois lados, rapidamente.

Coloque a cachaça numa concha e leve-a na beirada da chama, no fogão. Assim que começar a pegar fogo, vire sobre os camarões, flambando-os.

Com uma faca afiada corte uma “tampa” em cada moranga. Com uma colher retire as sementes, tomando cuidado para não perfurar as mini morangas. Coloque creme de abóbora, camarões e catupiry.

Leve ao forno a 200°C por 10 minutos, só para aquecer tudo – camarão não pode cozinhar por muito tempo! Sirva a seguir.

Fonte: chata de galocha

Veja também