Recital de piano

O pianista araranguaense e Mestre em Música, Juliano Alves, realizou recital em Florianópolis

No dia 16 de novembro o pianista clássico araranguaense, Juliano Alves dos Santos, realizou um recital na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), promovido pelo programa Piano em Foco. Ele que foi um dos músicos profissionais selecionados no concorridíssimo processo seletivo para participação do festival FEMUSC, costuma orgulhar seus conterrâneos com apresentações muito bem estruturadas.


Mestre em Música, Práticas Interpretativas - Piano clássico, Juliano preparou o recital de forma detalhada, com um repertório incluindo obras de Bach, Debussy, Villa-Lobos e Liszt.


Sua carreira iniciou em 1995, aos 11 anos de idade. Teve aulas no conservatório musical de Florianópolis e também com a pianista russa Olga Kiun, em Porto Alegre (RS). Há 14 anos realizou seu primeiro recital solo no Teatro Álvaro de Carvalho, na capital catarinense. Com apenas 16 anos, em 2000, foi vencedor do Concurso Latino Americano de Piano Rosa Mística, na cidade de Curitiba (PR). No mesmo ano foi finalista do concurso Madalena Tagliaferro, em São Paulo.


Aos 18 anos ingressou no Curso Bacharelado em Performance Piano Clássico, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no qual se formou com grau máximo no ano de 2005. Em 2010 conclui o Curso de Mestrado em Performance Piano Clássico na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na classe da mestra, reconhecida internacionalmente, Myrian Dauelsberg.


Sua formação inclui cursos paralelos de alta interpretação pianística, com nomes renomados do Brasil e exterior, como Nelson Freire, Arthur Moreira Lima, João Carlos Martins, Arnaldo Cohen, Cristina Ortiz, Eva Maria Alexandre (Inglaterra), Nycolaus Lashuen (Alemanha), Serguey Dorensky (Rússia), Alexandre Dossin (EUA), René Lecuona (Canadá), Miguel Proença, Nycolay Lugansky (Rússia).


No ano de 2008 foi um dos quatro premiados, entre 80 candidatos, no Concurso Música no Museu, no Rio de Janeiro. Em 2009 participou do Programa "Prelúdio" da TV Cultura, sendo um dos 10 candidatos selecionados dentre mais de trezentos inscritos, interpretando o Concerto Número 5, de Beethoven, para piano e orquestra, com a Orquestra de São Paulo, sob regência do reconhecido internacionalmente Maestro Júlio Medaglia.

 

Rádio Criciúma - Rafaela Costa

Veja também