Refrigerante x suco da lata: qual é o pior para a saúde?

Qual bebida é menos indicada e dá dicas de como substituir de forma mais saudável

Dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde, publicada em julho de 2019, mostraram que mais da metade da população brasileira está acima do peso.

O consumo crescente de produtos processados ricos em açúcar, sódio, conservantes e pobres em nutrientes, está na lista de culpados por esses resultados. E a alimentação leva em conta não apenas o que se come, mas também o que se bebe.

Nos últimos anos, a literatura médica tem trazido cada vez mais informações sobre os prejuízos que as bebidas adoçadas artificialmente, como os refrigerantes e sucos de lata (ou caixa), podem causar à saúde. Mas, afinal, qual deles seria o vilão e o mocinho na guerra pela alimentação saudável?

Bebidas em lata fazem mal?

Se você não abre mão dessas bebidas em suas refeições, saiba que o suco de lata, mesmo levando bastante açúcar em sua composição (do que a versão natural, da fruta), além dos conservantes, ainda é uma opção melhor do que o refrigerante, seja ele zero, light ou normal.

De acordo com um estudo publicado pela Sociedade Europeia de Endocrinologia mostrou que, por causa de seu efeito estimulante, o refrigerante zero, assim como o açucarado, pode potencializar o risco de desenvolvimento de diabetes.

Além disso, o consumo regular também estaria ligado a descalcificação de ossos e dentes, problemas digestivos e até celulite. Mas ainda faltam dados científicos conclusivos a respeito desses outros danos.

Como substituir

Entretanto, para quem não dispensa uma bebida gaseificada, apesar disso, deve optar pelas versões que levem adoçantes naturais, como xilitol e estévia, ou misturar frutas na água com gás, uma ótima opção.

Agora, também vale à pena ressaltar que tanto o suco de lata quanto os refrigerantes não precisam ser banidos, definitivamente, do cardápio. Desde que sejam consumidos com moderação, eles podem fazer parte de uma alimentação balanceada e apreciados, ocasionalmente.

O segredo é manter o equilíbrio!

Fonte: Minha Vida

Foto:  HuffPost Brasil

Veja também