Região Sul na preservação do meio ambiente

Projeto de recolhimento de óleo saturado atinge mais de 130 mil litros na região

  

Em fevereiro de 2009 a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), por meio do Projeto Verde é Vida e da equipe de Bionergia, lançou um projeto-piloto de recolhimento de óleo saturado com as escolas parceiras nas diversas regiões de atuação da entidade. Atualmente, o Projeto de Recolhimento de Óleo Saturado abrange os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, num total de 63 municípios e 354 escolas. No final de 2012 já haviam sido recolhidos mais de 130 mil litros de óleo saturado.

 

O projeto desenvolve-se da seguinte forma: por meio de um termo de cooperação entre a Afubra e o município, este cadastra as escolas interessadas em participar do trabalho, a qual recolhe o óleo saturado e, com o auxílio do município, reúne em um local, de onde a Afubra coleta e o transforma em biodiesel. Além de dar um destino correto ao óleo, a escola recebe um prêmio financeiro de R$ 0,50 por litro e pode trocar o seu cheque, entregue a cada fim de ano, por mercadorias na Agro-Comercial Afubra.

 

Para a entidade, que desenvolve diversas atividades de cunho ambiental e educacional, o Projeto contribui na preservação do meio ambiente, educa as pessoas ao correto destino do óleo de fritura e auxilia as escolas, já que o pagamento é realizado apenas para os educandários.Todo o óleo recolhido é levado ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Diversificação da Agricultura Familiar, propriedade da Afubra, localizada no município de Rio Pardo/RS, onde também se realiza a Expoagro Afubra.

 

Lá, no Pavilhão da Agroenergia, por meio de uma miniusina, o óleo é transformado em biodiesel e usado pela frota da entidade. Os municípios e escolas interessados em fazer parte do programa podem entrar em contato com a Afubra, pelo telefone (48) 3521-4200 na filial de Araranguá. A Afubra faz parte do Comitê Araranguá como usuária de água.

 

 

COMO COLETAR O ÓLEO: O óleo saturado deve ser armazenado em garrafas tipo pet, limpas, secas, transparentes e sem rótulo. Ao armazenar o óleo saturado em garrafa pet, este deverá estar filtrado previamente de forma a eliminar materiais sólidos e também estar isento de água.

 

Fonte: Marca Assessoria e Consultoria em Comunicação

Jornalista Michele Fernandes

 

Veja também