Reitora da Unesc é eleita vice-presidente do Sistema Acafe

Professora Luciane Bisognin Ceretta estará à frente da vice-presidência entre 2020 e 2022


A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é a nova vice-presidente da Associação de Fundações Educacionais de Santa Catarina (Acafe). A professora foi eleita nesta sexta-feira (4/12), durante assembleia do Sistema Acafe. Na reunião virtual, foram eleitos por aclamação, o reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, como presidente e Luciane, como vice. Durante a assembleia, também foram eleitos os novos conselhos Deliberativo e Fiscal. Luciane será a primeira mulher a participar da presidência da Acafe. A nova diretoria será empossada no dia 16 de dezembro e estará à frente da Acafe até 2022.

Na gestão passada, Cimadon desempenhou a função de vice-presidente e a reitora da Unesc fez parte do Conselho Deliberativo. É a segunda vez que a Unesc terá um gestor na vice-presidência da Acafe. O primeiro representante da Universidade a ocupar o cargo, foi o ex-reitor Antônio Milioli Filho, que fez parte da gestão de 2004 a 2006. Milioli foi ainda presidente do Sistema Acafe de 2006 a 2008.

A reitora da Unesc afirma que a Acafe é fundamental na promoção da educação superior por meio das universidades comunitárias de Santa Catarina. “O Sistema Acafe reúne a potência da educação superior catarinense e é responsável pelo desenvolvimento social e econômico diferenciado em nosso estado. Por meio dos seus programas de mestrado e doutorado também é responsável por boa parte da ciência e da pesquisa que se produz em Santa Catarina”, enfatiza.

Sistema Acafe
Composto por 16 instituições de ensino superior (IES), a Acafe possui mais de 170 mil alunos matriculados em cursos nas modalidades presencial e a distância.  

Formado pela Católica de Santa Catarina, Furb, Udesc, UnC, Unesc, Uniarp, Unibave, Unidavi, Unifebe, Uniplac, Unisul, Univali, Univille, Unochapecó, Unioesc e USJ, o Sistema está presente em 53 cidades de Santa Catarina, oferecendo 925 cursos de graduação e 554 de pós-graduação, desenvolvendo pesquisa em mais de 1,2 mil grupos institucionais e realizando aproximadamente 4,7 mil projetos de pesquisa, de extensão e de iniciação científica com viés comunitário.

São quase 9 mil professores e cerca de 6 mil funcionários e bibliotecas que juntas, têm um acervo de 2,5 milhões de livros disponíveis para estudantes e a comunidade.  

Nova diretoria da Acafe para gestão 2020 - 2022
Presidente
Aristides Cimadon (Unoesc)

Vice-presidente
Luciane Bisognin Ceretta (Unesc)

Conselho Deliberativo:
Márcia C. Sardá Espíndola (Furb
Claudio Alcides Jacoski (Unochapecó)
Rosemary Glatz (Unifebe)
Valdir Cechinel Filho (Univali)

Conselho Fiscal – Titulares:
Kaio Henrique C. Amarante (Uniplac)
Solange S. S. Da Silva (UnC)
Anderson A. Mattos Martins (Uniarp)
Guilherme Valente de Souza (Unibave)
Alcir Teixeira (Unidavi)

Conselho Fiscal – Suplentes:
Diogo Richartz Benke (Católica/SC)
Alexandre Cidral (Univille)
Dilmar Baretta (Udesc)
 

Fonte: Aicom / Assessoria de Imprensa Unesc
Imagens: Aicom e Divulgação Unesc

Veja também