Roupa da academia suada? Saiba lidar com o problema

Especialistas explicam o melhor jeito de cuidar das peças pós-treino

Não sabe se sai da academia e joga a roupa suada direto na água ou deixa a roupa secar com o suor para ser lavada daqui a alguns dias? Para desvendar essas dúvidas do mundo fitness, conversamos com Patrícia Birman, proprietária da Memo, Tina Carneiro, diretora de estilo da Body For Sure, e Silvana Eva, Gerente de Produto da INVISTA, detentora da marca LYCRA®. 


LAVAR
"É importante sempre checar as instruções de lavagem que vem na etiqueta de cada peça para cuidar delas de maneira adequada. Em geral, as roupas esportivas são mais práticas de lavar", ressalta Silvana. "A melhor maneira é lavar a mão e com sabão neutro. Claro, lembre-se de separar as peças por cor", explica Patrícia.


LAVO ANTES OU DEPOIS DE SECAR COM O SUOR?
O ideal é que a roupa seja lavada ou deixada de molho logo após o uso. Se não tiver jeito, preste atenção a duas coisas: não deixe cores claras e escuras molhadas juntas, pois a cor pode ser danificada por conta da acidez do suor. Tina avisa: "evite deixar a roupa úmida guardada dentro de um saco plástico por muito tempo. O ideal é deixá-la secar, mesmo com o suor, para lavá-la depois", explica Tina.


SECAR
"Em geral, as roupas esportivas aceitam a máquina de secar, mas isso depende da fibra da qual a peça é feita. Se o item for 100% algodão, por exemplo, há um risco de encolher. Já a poliamida com o fio LYCRA®, que é um elastano de fibra sintética tem mais resistência à secadora", explica Silvana. Se estiver em dúvida quanto à etiqueta de composição da peça deixe secar à sombra. "A poliamida seca rápido", completa Patrícia.


PASSAR?
Não precisa. A poliamida, principalmente, desamassa fácil e não requer grandes cuidados. Como existe variação entre os materiais, preste atenção na etiqueta da roupa antes de usar o ferro, caso queira dar aquela esticada na peça.

Fonte: Chic / Gloria Kalil

Veja também