Saiba como substituir o açúcar refinado na sua alimentação

Faça uma pequena troca na cozinha e uma grande mudança em sua saúde

 

Ainda tem dúvidas sobre deixar de consumir o açúcar refinado? Prepare-se, pois depois de ler essa matéria, dificilmente você vai querer seguir com ele. Isso porque, apesar de ser agradável ao paladar, o açúcar branco e refinado traz vários malefícios para nossa saúde. Para começar, não carrega quantidades significativas de nutrientes - ainda recebe aditivos químicos no seu processo de industrialização.

Seu consumo pode causar obesidade, diabetes, envelhecimento precoce, aumento do câncer, dano aos dentes, além de reduzir a imunidade e elevar os triglicerídeos.  Alguns estudos preliminares indicam que o açúcar no sangue pode atrofiar as áreas do cérebro responsáveis pela memória, existem também trabalhos que fazem associação de excesso de consumo de açúcar com acne.

Um estudo da Universidade de Queensland (Austrália), por exemplo, descobriu que os efeitos dele no cérebro são similares ao mecanismo responsável pelo vício em cocaína. Pesado, né? A coisa piora quando a pesquisa científica diz que seu uso prolongado causa alterações psiquiátricas, pois reduz a produção de dopamina no corpo - substância neurotransmissora que atua no controle da sensação de prazer. Ou seja, o açúcar é um vício que precisa ser superado.

A boa notícia é que existem outras opções saudáveis para adoçar a vida por aí. Aqui mesmo nós elencamos alguns deles e apontamos os benefícios de cada um. Agora que você já tem as informações, mudar de verdade só depende de buscar um substituto para chamar de seu!

1. Mel de abelha


Um dos substitutos do açúcar mais conhecido e utilizado no mundo todo, o mel é constituído por frutose e glicose, ele é fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais. Outro fator bacana: é antifúngico e bactericida! Todavia, temos de tomar cuidado com a quantidade de consumo, pois tem elevado valor calórico. Evite grandes quantidades! Ah, e o mel deve ser orgânico, ok? Só assim existe a garantia de que não tenha a presença de produtos químicos como agrotóxicos, pesticidas e antibióticos. Vale lembrar que quando é aquecido, o mel pode sofrer uma perda significativa dos nutrientes. E também não é indicado para diabéticos.

2. Açúcar de coco


Esse é um ótimo substituto, pois pode ser usado para adoçar sucos, café, receitas de bolos e doces. Inclusive, já vem sendo considerado uma opção excelente, pois adoça praticamente igual ao açúcar branco e também tem as mesmas calorias. O ingrediente vem da seiva encontrada dentro do coqueiro. A seiva líquida é recolhida e passa por um aquecimento, depois é desidratada através do calor, o que resulta em cristais usados para adoçar alimentos.
O mais bacana é que o açúcar de coco tem menor índice glicêmico. Ou seja, causa menores picos de glicose e de insulina no organismo. A responsável pela diminuição do índico glicêmico é a insulina, que faz o organismo absorver os carboidratos de forma mais lenta. Além disso, ela é considerada uma fibra pro biótica, que ajuda na manutenção e crescimento da flora intestinal.

3. Stevia


É um adoçante natural, feito à base de uma planta medicinal chamada Stévia Rebaudiana, cuja origem é sul-americana. Pode ser utilizado para substituir o açúcar em bebidas frias, quentes e receitas culinárias. Com poucas calorias, adoça 300 vezes mais que o açúcar comum e pode ser utilizado por crianças, grávidas e diabéticos. Parece que pintou o campeão, não?

4. Xilitol


Tão doce quanto a sacarose, esse açúcar é bem mais nutritivo, já que é um produto obtido a partir de fibras vegetais.  Derivado de xilose, um açúcar de aldose cristalino que não é digerível, pode ser retirado de árvores como o vidoeiro. Além de combater o envelhecimento precoce, o xilitol aumenta a massa magra e melhora a saúde bucal.  Como o Xilitol é um açúcar sem qualquer tipo de frutose, também não é contraindicado por quem é diabético. Todavia, vale avisar que, se utilizado em excesso, tem poder laxativo, ou seja, desregula a flora intestinal.

5. Açúcar mascavo
O açúcar mascavo, assim como o açúcar de coco, é minimamente processado e contém mais nutrientes do que o açúcar refinado. Ele também vale como substituto do açúcar refinado, mas só para quem não tem diabetes, pois tem um índice glicêmico bem próximo ao do açúcar comum. É obtido das primeiras extrações da cana, por isso possui menos calorias e mais minerais - como cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

6. Açúcar demerara
Assim como o açúcar refinado, também é obtido a partir da cana-de-açúcar. Mas o que o diferencia do açúcar comum é o seu processo de produção, pois não há refinamento e nem clarificação. Isso significa que são mantidos os nutrientes, como magnésio, cálcio, potássio, fósforo, cobre e vitaminas B1, B2 e B6. Também chamado de cristal dourado, pois seus grãos são maiores, bem granulado e bum tom amarronzado. É  levemente refinado, ficando entre o açúcar mascavo e o refinado. A principal vantagem é que ele não recebe aditivos químicos.

Entre outros benefícios, ele ajuda a manter o tônus muscular da parede do trato digestivo, melhora a saúde do sistema nervoso, fortalece a pele, unhas e cabelos, faz bem para a saúde ocular e melhora o funcionamento do fígado, além de ter uma caloria mais baixa.

Fonte: Glamour

Veja também