Satc coordena projeto de captura de Co2

O objetivo é utilizar as novas tecnologias na diminuição da emissão de gases do efeito estufa

 

A Satc vai coordenar o projeto para capacitação de profissionais que queiram atuar na captação de CO2 no Brasil. A iniciativa integra ações desenvolvidas no mundo e coordenadas pelo Foro de Lideranças para o Sequestro de Carbono (CSLF), que reúne a União Européia, os países que integram o G8 e os do BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), totalizando 25 membros.

 

“A proposta coloca a Satc no patamar das entidades de pesquisa que estão preocupadas com novas tecnologias, procurando mitigar a emissão de gases do efeito estufa”, informa o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

 

O projeto, aprovado pelo Secretariado do CSLF, receberá recursos na ordem de US$ 300 mil. Atualmente, a Satc desenvolve a capacitação de técnicos, realizada em parceria com o National Energy Technology Laboratory (NETL). A parceria está resultando no treinamento de profissionais e na construção de uma planta de gaseificação.

 

A intenção de Zancan é assinar o convênio e começar a capacitação no mês de abril. “Nos vamos coordenar toda a capacitação, com o apoio do NETL, preparando técnicos da área da engenharia e de indústrias que usam combustíveis fósseis e que queiram lidar com o sequestro de carbono”, ressalta o diretor.



Fonte: Redação portal Satc

Veja também