Segredos para um relacionamento de sucesso

Harmonia e satisfação no casamento dependem mais de pequenos gestos e atitudes cotidianas do que de um esforço fenomenal

Especialistas e casais bem sintonizados montaram um menu com dicas para ser feliz a dois. Confira:

 

Cultivar o desejo fora da cama - O fogo do comecinho pode até não durar a vida toda. Mas um convívio gostoso, sem brigas constantes, é mais do que meio caminho andado para manter aceso o interesse sexual. Se um casal acha tudo de bom estar junto no dia a dia, vai querer é mais na cama!

 

 Amar o outro tal como é - Especialistas não se cansam de repetir: ninguém consegue mudar o parceiro depois de trocar alianças. Mas lembre-se: ceder um pouco pode ser suficiente para obter harmonia no casamento e ainda incentivar a cara-metade a fazer pequenos avanços em certa atitude.

 

Saber encerrar brigas - Vira e mexe alguém tem de pedir desculpa, e não deve ser sempre a mesma pessoa. Será que ele é de fato o culpado em todas as situações? Tem mais: deslizes e insultos entalados envenenam a relação. Passe uma borracha em pequenas transgressões rapidinho e poupe energia para o que realmente importa.

 

Livrar-se da bagagem - Dores de romances do passado não serão resolvidas no atual. Se não consegue esquecer um trauma, como uma traição, cogite procurar terapia.

 

De olho nas falhas - Para o médico sexologista e terapeuta de casais João Borzino, de São Paulo, não é porque seu marido fica calado nas festas dos seus amigos que ele é um boçal. "Se está lá com você, está tudo bem." Quando não estiver mais, ele demonstrará.

 

Continuar a ser aquela gata de sempre - Pode soar ultrapassado, mas os especialistas lembram que muitas mulheres ainda cometem o mesmo erro: caprichar na aparência no começo da relação e relaxar depois de casada. Mantenha-se bonita - principalmente para você. Vai aumentar a autoconfiança, o que é muito sedutor.

 

Ser "nós" sem anular o "eu" - É saudável guardar certos segredos, assim como preservar seus interesses, hobbies e programas prediletos. Toda semana você almoçava com amigas? Não pare. Ele curte ir ao estádio com o primo? Que vá. "É fundamental que cada um seja o autor de sua história para construir outra em comum", explica Cibele.

 

Rir com o outro - Bom humor é afrodisíaco. Juntos há mais de quatro anos, Débora e Leandro, uma advogada e um administrador, garantem que recorrem ao riso o tempo todo. "Chegamos a fotografar um ao outro em situações engraçadas só para tirar sarro depois!", conta Débora.

 

Ter memória - Papear sobre o que já viveram é útil para lembrar por que vocês estão juntos e o que os aproximou. Rever fotos incentiva tais conversas.

 

Ter iniciativa no sexo - "Homens são seres genitalizados e costumam ir direto ao assunto", avisa Borzino. Assim, não espere que seu marido entenda convites sutis para o sexo, como velas espalhadas no quarto. Se ele não captar a mensagem, apenas ataque.

 

Encarar as grandes questões - Temas cruciais, como vontade de não ter filhos, uma doença ou dívida familiar, devem ser debatidos antes de casar.

 

Entender que temos fases ruins - E isso independe de ter ou não alguém ao lado. Ou seja, nem todo problema e toda tristeza são culpa do casamento.

 

Multiplicar o repertório sexual - As transas podem ser com uma única pessoa, mas não precisam ser iguais. Quanto mais você e ele aprenderem sobre sexo e o que dá prazer a cada um, mais variado será o menu na cama. Incentive-o a agir como um explorador, vasculhando sempre cada centímetro de seu corpo e descobrindo mais zonas erógenas e formas de acariciá-la. E faça o mesmo.

 

Ser mais tolerante - "Não pedi para comprar suco? Por que ainda está aí parado?" Impaciência é um dos principais geradores de conflito no casamento. Entenda que as pessoas não têm o mesmo ritmo - e não é porque estão casadas que precisam passar a ter.

 

Manter a discrição da vida de vocês - Se há um conflito com seu marido, converse e resolva com ele. Nada de levar queixas para os seus colegas de trabalho. A vida de vocês deve ser protegida.

 

Não pirar nas expectativas - O casamento não pode ser a sua única fonte de felicidade. Está aí um erro comum entre as mulheres: depositar expectativas excessivas na relação. Acontece que, se você aposta seu total de fichas em uma coisa só, o risco de frustração é maior.

 

Entrar em acordo com assuntos de dinheiro - Não importa quem ganha mais ou se um é mais gastador do que o outro. É preciso promulgar as leis orçamentárias do casal, definindo quem paga o quê, quando e como. Ou pode haver brigas arrasadoras.

 

Amar as rapidinhas - O tempo fica curto depois do casamento e, às vezes, é o que dá para fazer. Ok: o clima de desejo repentino dá um gás à autoestima dos dois!

 

Preparar pequenas surpresas - Um café na cama, um brinde ao começo do fim de semana, um presentinho fora de data.... Quem resiste a tanto mimo? "Agrados fazem parte do comportamento de conquista", diz Ida, da PUC.

 

E fazer grandes surpresas também - O empenho do outro para criar algo especial só para você encanta. A empresária Fernanda ainda se derrete toda quando conta que ganhou do marido um passeio de balão em um Natal. "Ele foi atrás de amigos para pedir dicas, viu todos os detalhes sozinho!"

 

Registrar seu amor - por escrito! - "Às vezes, deixo recadinhos pela casa e compro cartões românticos, só para lembrá-lo que o amo e estamos felizes juntos", diz a compradora Vanessa, casada com o supervisor financeiro Gustavo Ferreira.

 

Domar o ciúme - "É natural ter, pois ninguém é 100% seguro", diz Ferreira Santos. Mas não pode virar obsessão. Se você é do tipo que faz devassa no e-mail dele, a saída é o velho e bom diálogo, para expor medos. 

 

M de Mulher

Veja também