Skin and body care: O poder da vitamina C

Conhecida aliada da saúde e seus benefícios para o corpo

A vitamina C é uma importante aliada da saúde da pele. Segundo a dermatologista Katleen Conceição, do Rio de Janeiro, o ativo combate os radicais livres, melhorando as defesas do organismo e fortalecendo a imunidade das células. Por isso, a substância proporciona diferentes benefícios para o corpo, ligados à saúde, mas também à boa aparência do rosto. Confira!

A vitamina C reduz os sintomas de gripes e resfriados

Ninguém gosta de ficar doente, não é mesmo? Além do mal-estar, a pele e os cabelos podem ficar mais opacos e sem vida. A vitamina C não age como uma cura para a gripe, porém reduz os riscos do quadro se agravar.

Minimiza os efeitos negativos do estresse no organismo

O estresse afeta o organismo e a pele, provocando espinhas, amarelamento, unhas fracas, além de debilitar o sistema imunológico. A diminuição dos efeitos do esgotamento físico e emocional acontece porque a vitamina interrompe as transmissões de hormônios que espalham os sintomas pelo corpo. Além disso, a substância ainda ajuda a melhorar o humor.

Retarda o envelhecimento da pele

De acordo com a dermatologista, o ativo atua, principalmente, na prevenção contra o envelhecimento precoce. “Tem uma ótima ação antioxidante, deixando a face mais firme, hidratada e uniforme. No corpo, auxilia na melhora do colágeno, proteína responsável pela estruturação da pele”, explicou.

A vitamina C pode ser adquirida através da alimentação, dermocosméticos tópicos ou procedimentos dermatológicos.

* Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Fonte: Natália Salvador / Dermaclub

Veja também