Slatjogos 2016: Diversão e conhecimento em Araranguá

Evento contará com festival de jogos, exposição de cosplay e mais

Entre os próximos dias 13 e 15 (quinta a sábado), Araranguá recebe a primeira edição do Simpósio Latino-americano de Jogos (SLAT Jogos). O evento vai reunir pesquisadores, professores e estudantes que tem os jogos como fonte de estudo e desenvolvimento, no Bloco A da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Araranguá, unidade Jardim das Avenidas, e já conta com 368 inscritos, além de 120 crianças da rede pública municipal de Araranguá. Elas irão participar de jogos e brincadeiras no SLAT Kids, uma das atividades do evento.

Segundo a organizadora geral do evento, Eliane Pozzebon, o simpósio irá trazer conhecimento sobre o setor de jogos, mas também divertir a cidade de Araranguá. “O evento é fundamental tanto do ponto de vista das inúmeras áreas de pesquisa que contribuem para a produção de jogos quanto das diversas possibilidades de aplicações de jogos em outras áreas do conhecimento”, define Eliane. Durante os três dias, serão realizadas atividades que vão desde palestras nacionais com pessoas renomadas nas áreas de artes, mercado e desenvolvimento de jogo digitais das mais respeitadas instituições de ensino, e palestras internacionais da Argentina e Colômbia, trazendo uma visão de marketing e do mercado internacional de jogos. Haverá ainda workshops, JogaJunto com experimentação de jogos digitais e analógicos, exposição de jogos antigos, festival de jogos, museu do RPG, além de artigos e pôsteres nas temáticas de computação, cultura, artes e design, contribuindo com a produção científica na área.

Outra novidade será a atenção de outras áreas de atuação como Design, que é peça fundamental na produção de jogos e Moda que é parte essencial do universo dos jogos, não só pela representação ilustrativa de seus personagens como também pelos eventos com Cosplay (abreviação de costume play), onde as pessoas se caracterizam como personagens e despertam o interesse dos participantes e da comunidade em geral nos eventos relacionados a jogos e entretenimento. Pessoas fantasiadas de seus personagens preferidos dos animes e games irão desfilar pelo evento e competir pela melhor performance de atuação e fantasia. A premiação conta com um Xbox One 1TB acompanhado do game Forza 6 e outros periféricos.

O evento conta com a organização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – Campus Araranguá), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC – Campus Araranguá), Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e a Prefeitura Municipal de Araranguá. O prefeito Sandro Roberto Maciel destaca a parceria do município com as universidades para a realização do evento. “Tanto UFSC, IFSC e Unesc são instituições importantíssimas para o desenvolvimento educacional em nossa região e são referência na área de jogos, gerando mão-de-obra qualificada e nutrindo este mercado de forma muito produtiva”, destaca o prefeito ao lembrar que o município tem apostado na área de Tecnologia e Inovação e realizado ações que vão fomentar a economia local.

Recentemente o prefeito sancionou a lei nº 168/2015 que dispõe sobre sistemas, mecanismos e incentivos à atividade tecnológica e de inovação, visando o desenvolvimento sustentável do município de Araranguá. Dentro da lei, foi criado o Conselho, Fundo e Sistema Municipal de Inovação e Incentivos Fiscais a Inovação. Assim, o município irá destinar 2% do ISS recolhido ao Fundo, para apoio a projetos de inovação, e o projeto de criação da Incubadora Tecnológica e do Parque Tecnológico. “A nova política de inovação e tecnologia implantada pela administração municipal já tem gerado iniciativas de destaque na área. Este simpósio vai ao encontro de nossas propostas em tornar Araranguá referência nesta área e ter uma economia baseada no desenvolvimento deste setor”, declara o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Valdelir Cesconetto, o Dé.

 

 

Programação

13/10

18 horas - Credenciamento e distribuição de pastas (Hall)

Festival de Jogos (Hall)

Abertura de Exposição de Jogos Antigos

19 horas - Abertura oficial do evento (Auditório)

19h30min - Palestrante Nei Pelizzon (Auditório)

21h30min - Confraternização (Coquetel)

 

14/10

9 às 12 horas - Atividades Kids Game

Workshop 1 Sala 324

9 às 12 horas - Ludosistematização: identificação de sistemas para uma transposição lúdica

9h às 12h30min - Apresentações de Artigos (Salas)

Apresentação de Pôsteres (Térreo)

9às 22 horas - Festival de Jogos (Hall)

Exposição de Jogos Antigos

Workshop 2 Sala 310

10h30min às 12h - Jogo de Xadrez Entropia com uso de recursos da realidade aumentada

14 às 15horas - Palestrante André Battaiola (UFPR)

14 às 17horas - Workshop 3 Sala 119

Game Comenius: jogo digital de educação para as mídias na sala de aula

15 às 16horas - Palestrante Moacyr Alves (ACIGames)

15 às 21horas - Desfile Cosplay

16h30min às 17h30min - Palestrante Marcia Battistella

19 às 20horas - Palestrante Internacional Sandra Rozo (Colômbia)

20h15min às 21h45min - Palestrante Internacional Andres Rossi (Argentina)

 

15/10

Exposições

Festival de Jogos

9 às 12 horas - Joga Junto (Laboratórios 107 e 109)

Museu do RPG

Exposição de Jogos Antigos

11 horas - Premiações do Cosplay e Festival de Jogos (Auditório)

12 horas - Encerramento do evento (Auditório)

 

Serviço

Simpósio Latino Americano de Jogos (SLAT Jogos): ­ de 13 a 15 de outubro de 2016

Site: www.slatjogos.ufsc.br

Local: UFSC ­ - Campus Araranguá – Jardim das Avenidas

Endereço: Rodovia Gov. Jorge Lacerda, 3201, Jardim das Avenidas, bloco A. Araranguá - SC ­
Agenda de entrevistas: Telefone (48) 3721­2172 ­

E­-mail: slat@contato.ufsc.br

 


Assessoria de Imprensa da Satc (www.portalsatc.com)
Tel.: (48) 3431-7661 ou (48) 3431-7662

Veja também